Teresa d'Abreu | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Entrevistas

Teresa d'Abreu

home-slider-top

A autora do blogue Healthy Bites lançou recentemente o primeiro livro com mais de 120 receitas saudáveis e deliciosas

Fê-lo este ano para se dedicar a tempo inteiro ao Healthy Bites, o blogue que criou em 2017 para partilhar o seu amor pela cozinha e as suas receitas (sem glúten e sem refinados) e que rapidamente se tornou um caso sério de sucesso, com uma legião de seguidores. E ao fazer esta mudança de vida ficou, assim, também, com mais tempo para estar com a sua filha, Judite. Num ano de boas decisões, outra se seguiu: lançou um livro com mais de 120 receitas inéditas, para diversas ocasiões do dia a dia, todas elas saudáveis e deliciosas — o Healthy Bites (editora Arena). A par do seu trabalho como blogger, Teresa dá formações e workshops de culinária e é consultora do Baby Led Weaning, uma abordagem para a introdução alimentar aos bebés que foge ao tradicional.

Qual o seu percurso profissional?
Fui militar durante quase 16 anos: Oficial de Marinha! Estudei na Escola Naval e estive em funções até ao início de julho deste ano. Altura em que decidi abraçar o projecto Healthy Bites a tempo inteiro.

Em 2015 optou por um estilo de vida mais saudável. O que a levou a mudar de rumo?
Questões de saúde que me levaram ao excesso de peso! Tinha alguns problemas hormonais na altura e sentia-me presa a um corpo que não me pertencia. Comecei a ser mais ativa e a alimentar-me melhor e considero que a desejada gravidez foi uma “consequência” desta mudança!

Qual é o seu conceito de "comer saudável"?
Comer saudável, para mim, é comer comida de verdade. Sem conservantes, sem aditivos. Como costumo ouvir: “descascar mais e desembalar menos”! Tento comer maioritariamente produtos biológicos, carne de pasto e peixe de mar.

O que a levou a criar o blogue Healthy Bites?
O blogue foi criado para partilhar as minhas receitas com os amigos que jantavam lá em casa... Na altura, era pouco mais do que um livro de receitas online, mas o projeto cresceu e a vontade de fazer mais  e melhor cresceu com ele.

O Healthy Bites, nascido em 2017, foi nomeado para os prémios blogues do ano, na categoria de culinária. Estava à espera?
Acho que nunca estamos à espera. Foi uma agradável surpresa que me abriu algumas portas.

Qual a sua filosofia na cozinha?
Simples. Bonito e saboroso! Gosto de receitas fáceis que não demorem muito a preparar. Uma espécie de Healthy Fast Food.

Rapidamente ganhou muitos fãs nas redes sociais. Contava com este sucesso?
Não. É sempre uma surpresa quando o crescimento é mais rápido do que o normal. No entanto, fico feliz por perceber que as pessoas se identificam com o Healthy Bites e acreditam no trabalho que desenvolvo todos os dias.

Lançou, recentemente, o livro Healthy Bites (Editora Arena). Pode falar-nos sobre esta obra?
O grande sucesso do blogue são as ementas que partilho todas as semanas com os meus seguidores e no livro segui essa linha. Podem encontrar 4 ementas semanais com 4 sugestões diárias: pequeno-almoço, almoço, snack e jantar para ajudar a programar as refeições da semana. Além disso, tem ainda uma secção para ocasiões especiais: uma festa, um piquenique ou um almoço de amigos! São mais de 120 receitas para as diversas ocasiões do dia, todas elas sem glúten, sem refinados e low carb.

Uma paixão para a vida?
Viajar. O meu sonho era ter um programa que me levasse a viajar e mostrar as tradições gastronómicas. Muito ao jeito do que o Anthony Bourdain fazia.

Dá workshops e formações de culinária. O que previsto para outubro?
Tenho workshops todos os fins-de-semana até ao final do ano. Em outubro tenho os seguintes: dia 15, Seixal (Casa Capaz), workshop de Baby Led Weaning; dia 19, Lisboa (Espaço Teka), workshop Comfort Food – Simples, Saudável e Reconfortante; dia 26, Lisboa (Workshops Pop up Chiado), workshop A Ementa da Semana.

Qual é o seu guilty pleasure?
Queijo. Queria reduzir o consumo e não tem sido fácil.

Quais os seus pratos preferidos?
Adoro saladas e dou tudo por um peixe de mar grelhado.

De que forma a sua vida mudou com o nascimento da sua filha?
O nascimento da Judite trouxe uma mudança muito radical a todos os níveis. Acredito que aconteça com todos: a forma como vemos o mundo depois de ter um filho muda totalmente. No meu caso, não me via, por exemplo, a deixar a minha filha para ir trabalhar para fora (como acontece frequentemente com os militares). Quando percebi que o Healthy Bites podia dar-me mais tempo de qualidade com ela, não hesitei em apostar forte no meu projeto.

Um cuidado de beleza que nunca dispensa?
Sorrir. Mais do que qualquer produto, o sorriso faz de todos nós pessoas mais bonitas.

Mais entrevistas