Kate allison e Kay Featherstone | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Entrevistas

Kate allison e Kay Featherstone

home-slider-top

Autoras do blogue mais visitado do Reino Unido lançam livro com receitas deliciosas para emagrecer

Kate allison e Kay Featherstone adquiriram, por diversas circunstâncias, maus hábitos alimentares, o que as levou a entrar num grupo de perda de peso. As refeições ali aconselhadas eram pobres em calorias... e em sabor. As duas decidiram dar a volta a este último aspeto, começaram a confecionar os pratos e tiveram tanto sucesso que passaram a partilhá-los no Facebook. Primeiro com amigos, depois com milhares de pessoas. Mais tarde, surgiu o blogue Pinch of Nom, cujo objetivo é ensinar as pessoas a cozinhar receitas pouco calóricas e saborosas, e que hoje é o blogue mais popular de Inglaterra, com 1,5 milhões de seguidores. Agora lançaram Nem Parece que Emagrece (Lua de Papel), um livro com receitas tão deliciosas que nem parecem de dieta. Mas são.

São um caso muito sério de popularidade nas redes sociais e agora imbatíveis como autoras do livro Nem Parece Que Emagrece (Lua de Papel). Estavam à espera?
De todo! Nós estávamos realmente preocupadas era que ninguém o comprasse! Claro que o livro era uma coisa que a comunidade que nos seguia nas redes sociais nos ia pedindo e toda a gente dizia que o comprariam, mas não tínhamos a certeza absoluta de que isso aconteceria. Ficámos completamente surpreendidas com a receção que o livro teve e o volume incrível de pessoas que o compraram!

Olhando para as fotos das receitas, não parece mesmo que emagrecem. Como conseguem juntar "aspecto delicioso" e "perda de peso"?
Nós achamos que tudo tem a ver com o equilíbrio. Tudo se resume a usar os sabores de que gostamos mas fazendo algumas trocas inteligentes e utilizar temperos e especiarias para dar o gosto pretendido, em vez de gorduras ou ingredientes com muitas calorias. Ao utilizar ingredientes saborosos mas nutritivos é mais fácil manter uma dieta a longo prazo.

O vosso livro tem também uma componente leve e divertida. Reflete que vocês são?
E muito! A indústria da alimentação às vezes é um pouco enfadonha e não muito bem-humorada, mas nós não somos isso de todo! Gostamos de nos divertir tanto fora como dentro da cozinha – somos, interiormente, crianças grandes, na verdade! Não queremos perder esse sentido de divertimento e é importante que aquilo que somos se refl ita no livro.

Já visitaram Portugal? Provaram a nossa gastronomia?
Infelizmente nunca estivemos em Portugal… ainda! No entanto, está no topo da nossa lista de países a visitar. Adoraríamos meter-nos na vossa cozinha, uma vez que amamos os ingredientes frescos e os molhos portugueses. E também teríamos de provar um autêntico pastel de nata!

Qual a vossa filosofia na cozinha?
Não temos uma filosofia específica. Gostamos apenas de fazer receitas com os alimentos que gostamos de comer, e tentamos não nos focar demasiado naquilo que as outras pessoas pensam. O que nos importa é aquilo que a nossa comunidade nos solicita e, já que isso tem funcionado tão bem até agora, porquê mudá-lo?

Pinch of Nom é o blogue mais popular de inglaterra, com mais de 1,5 milhões de seguidores. Que responsabilidade é que isto implica para as duas?
Não olhamos para isso como uma responsabilidade pessoal ou, pelo menos, tentamos não o ver dessa maneira! Achamos que Pinch of Nom é maior do que nós e das pessoas que trabalham para nós. É um conceito, uma marca e uma comunidade. E essa comunidade vai continuar junta, mesmo que nós não estivéssemos lá. Mas gostamos de lhes dar receitas nos nossos livros e no blogue, ao mesmo tempo que encorajamos as pessoas a manter uma atmosfera amigável e de apoio.

O que não pode faltar no vosso frigorífico e despensa?
Um elemento fundamental para nós no frigorífi co pode ser qualquer coisa tão simples como um queijo creme com pouca gordura. Na despensa, temos os caldos, com que o sabor fi ca mais aprofundado sem mais calorias. Qualquer dos dois são campeões no nosso livro!

Qual é o vosso Guilty Pleasure?
Os éclairs do livro! Embora sejam muito mais pobres em calorias do que os clássicos, não são uma coisa que comêssemos a toda a hora e parecem ser um pecado muito maior do que na realidade são…

Um cuidado de beleza que nunca dispensam?
Honestamente, isso é uma coisa com que não estamos preocupadas – nem sequer temos tempo para isso! De vez em quando somos capazes de fazer uma massagem quando estamos de férias, mas não temos um tratamento específi co sem o qual não possamos passar… Isso não somos nós!

Quais os vossos pratos preferidos?
Temos tantos que é como tentar escolher o fi lho preferido! Aquele a que voltamos quase sempre é a nossa receita de cheesecake recheado com morangos, porque foi a primeira que se tornou popular no site.

Um destino que definitivamente as marcou?
Achamos que sempre que nos fazem uma pergunta semelhante parece sempre que respondemos o último lugar em que estivemos… Fomos recentemente a Singapura, por exemplo, e a comida, a cultura e as paisagens, era tudo surpreendente!

Mais entrevistas