Viana do Castelo | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Viana do Castelo

home-slider-top

Fábrica de chocolate - Um doce Hotel Vianense

O edifício onde funcionou, até 2004, uma das mais antigas fábricas de chocolates em Portugal, a Avianense, abriga agora, após obras de recuperação, um espaço de lazer e educativo que constitui uma oferta turística única a nível nacional: a Fábrica do Chocolate. Na Baixa de Viana do Castelo, a dois passos do rio Lima, este projeto é compost por quatro valências associadas ao tema chocolate: hotel, restaurante, museu e loja.
É, pois, sem exagero que se pode dizer que aqui o mundo se torna mais doce, num cenário onde adultos e crianças podem explorar e experienciar o universo daquele que também é conhecido como o alimento dos deuses. As memórias vianenses relembram "um aroma doce de chocolate que se fazia sentir em toda a cidade" quando a antiga fábrica estava ativa.
Hoje, é neste hotel que essas recordações podem ser evocadas, seja com a decoração dos quartos e suites, com os pratos servidos no restaurante, com a visita ao museu interativo ou com a diversidade de produtos que a loja disponibiliza.

O Hotel

Trata-se de um pequeno quatro estrelas de charme com 18 quartos (cinco dos quais são suites duplex), todos eles temáticos: pode dormir no conforto de uma das suas marcas de chocolate preferidas, no ambiente das roças equatoriais de cacaueiros ou até no imaginário de histórias clássicas como Charlie e a Fábrica de Chocolate ou Hansel and Gretel . Mesas de cabeceira no format da cartola do excêntrico Willy Wonka  e outras às quais lhes falta uma "dentada", chocolate a escorrer pelas paredes, candeeiros que derretem, cabeceiras de cama em formato de tablete gigante e uma casa dos doces em tamanho real para as crianças poderem brincar são alguns dos pormenores da decoração desta unidade hoteleira. Saiba ainda que nas casas de banho encontra produtos que incluem sabonetes que parecem quadrados de chocolate, gel de banho, champô e creme hidratante também com aroma de chocolate.
O serviço de quartos pode incluir uma fonte de chocolate com fruta fresca, champanhe ou morangos cobertos com chocolate e ao pequeno-almoço não perca o pão de grué (feito com sementes de cacau e especialidade exclusiva da Fábrica do Chocolate), pastelaria caseira, sumo de polpa de cacau e fonts de chocolate com fruta fresca. Além disso, pode conhecer diversos tipos de chocolate numa prova comentada e ainda mimar-se com um tratamento rejuvenescedor de chocoterapia .

O Restaurante

Ao ficar hospedado na Fábrica do Chocolate, não pense em ir almoçar ou jantar a outro lado sem antes provar as especialidades que o restaurant do hotel tem para lhe oferecer. São experiências de degustação únicas, que integram o cacau e o chocolate tanto em pratos doces como salgados numa carta orientada pelo conceito do prazer.
Da responsabilidade do chef  Pedro Araújo, a carta é pouco extensa mas variada e muito expressive e privilegia produtos frescos, locais e de época, onde o cacau e o chocolate surgem como elementos inspiradores em todos os pratos – como é o caso da receita que lhe deixamos nestas páginas.

O Museu
Dividido em cinco espaços distintos, interligados e organizados em circuito, o museu da Fábrica do Chocolate oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, com uma forte componente tecnológica e interativa. Aqui, é possível viajar pelas origens geográficas do cacau, ver, tocar, sentir e cheirar verdadeiras cápsulas de cacau e as suas favas, conhecer, através de uma projeção em 3D, a história da utilização do cacau pelas civilizações olmeca, asteca e maia e a sua chegada à Europa pelas mãos dos espanhóis e ainda simular a produção de uma tablete de chocolate.

A Loja
Na hora da despedida, passe pela loja da Fábrica do Chocolate e leve consigo uma recordação. A escolha é variada: desde várias referências de chocolates criteriosamente escolhidos entre os produtos nacionais e internacionais de maior
qualidade até artigos como canecas para o chocolate quente e t-shirts , passando por acessórios de cozinha e pastelaria ligados ao chocolate.


MORADA:  Rua do Gontim, 70-76, 4900-474 Viana do Castelo. Tel.: 258 244 000.

Lombinhos de bacalhau com grué, lascas de chocolate e crispy bacon

Ingredientes

180 g de lombinhos de bacalhau
5 g de alho
50 g de cebola em meias-luas
100 g de manteiga de cacau
15 g grué
flor de sal q.b.
pimenta preta q.b.
120 g de grelos
azeite q.b.
50 g de nabo cortado em brunesa
20 g de bacon frito e seco no forno
10 g de chocolate sem açúcar

Preparação

Sele os lombinhos de bacalhau numa frigideira bem quente com parte da manteiga de cacau. Acrescente depois a restante manteiga e, em lume brando, deixe-os confitar. Junte depois os nabos
cortados em brunesa e confite-os também.

Coza os grelos e escorra-os. Use um pouco da gordura anterior para saltear a cebola juntamente com o alho e o grué. Quando a cebola estiver translúcida, adicione os grelos e tempere com flor
de sal e pimenta.

Para empratar, coloque os grelos como base, os lombinhos por cima, os nabos em redor e termine com o chocolate sem açúcar cortado em lascas e as fatias de bacon.

Pode regar o prato com um fio de azeite aromatizado com grué.

Mais destinos