Vale de S. Torcato Houses and Wine Bar | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Vale de S. Torcato Houses and Wine Bar

home-slider-top

vale-sao-torcato-houses-wine-bar

Situada na margem esquerda do rio Selho, S. Torcato é uma vila predominantemente rural, mas com um marcado desenvolvimento crescente, pertencente ao concelho de Guimarães. O folclore e as festas que aqui decorrem ao longo de todo o ano fazem parte da tradição desta localidade devota a S. Torcato, o seu santo padroeiro, que está na génese da componente religiosa da freguesia.
Vale a pena percorrer os cerca de 360 km a partir de Lisboa (apenas 50 km se a partida for do Porto) para descobrir as belezas desta vila minhota onde se respira tranquilidade. Fique com algumas sugestões do que pode (e deve) visitar:
Basílica de S. Torcato. O Papa Francisco elevou o Santuário de São Torcato ao estatuto de Basílica e a 27 de fevereiro decorre a cerimónia oficial de elevação deste monumento. Situado no vale central da freguesia, o templo de estilo híbrido, cuja construção se iniciou na segunda metade do século XIX, possui elementos clássicos, góticos, renascentistas e românticos, e é todo construído em cantaria de granito da região.
Igreja matriz. Construída entre os séculos V e XIII, o seu maior atrativo é o espólio pré-romântico que ainda hoje conserva. Está classificada como Monumento Nacional desde 1922.
Capela da Fonte do Santo. É considerada um local envolvido de uma forte espiritualidade e a fonte com águas com propriedades medicinais brota do local onde S. Torcato foi encontrado. campo da aTaca. Arranjo artístico-monumental inaugurado em 1996, que celebra o importante acontecimento que foi a Batalha de São Mamede, sendo uma referência guerreira muito sugestiva.

ONDE DORMIR
Vale de s. TorcaTo HoUses and Wine Bar. Este alojamento local que tem todo o charme e qualidade de um hotel boutique nasceu em 2017, fruto da visão de Armindo Carvalho, empresário no ramo dos tecidos de decoração há mais de 20 anos, que decidiu aventurar-se na área da hotelaria porque na vila de S. Torcato não existia “uma cama” para receber quem lá quisesse hospedar-se, em lazer ou trabalho. Deitou mãos à obra, adquiriu um terreno numa encosta suave, contactou o amigo e arquiteto Augusto Antunes, do gabinete CREAR — Criação e Estudos de Arquitetura e Engenharia, de Guimarães, e em conjunto foram desenvolvendo o projeto.
O resultado é um empreendimento green key, ecológico e sustentável, em tons de madeira e terra, quase uma pequena aldeia, como se fosse um condomínio fechado, que oferece muito conforto e privacidade a quem procura por ambos. O empreendimento tem sete casas de tipologia T1, com kitchenette totalmente equipada, quarto com cama king-size, sala com mesa, poltrona e sofá-cama, casa de banho com todas as condições de um hotel de 5 estrelas e um alpendre privativo com um deck de madeira e cadeiras de lona.
Importa dizer que as casas são insonorizadas, têm ar condicionado e duas smart TV. E que os hóspedes têm à sua disposição um menu de almofadas, (podem escolher entre mais cheias, menos cheias ou viscoelásticas) e que as camas são feitas com lençóis de algodão percal de 400 fios – um luxo. Nas paredes, podem ver-se pinturas do artista Pedro Guimarães.
A estadia é em regime de pequeno-almoço servido à mesa, com direito a café com leite, chá, sumo de laranja, cereais e fruta da época, iogurtes, compotas, vários tipos de pão e croissants e uma tábua de queijos e enchidos da região. Esta refeição pode ser tomada no Wine Bar ou no conforto da casa alugada, neste caso bastando pedir com antecedência.
Ainda sobre o Wine Bar, este é um espaço acolhedor e confortável, onde está disponível uma boa seleção de vinhos, cocktails, bebidas espirituosas, e onde se servem tapas, francesinhas e tábuas de queijos e enchidos, entre outros snacks.
No exterior, existem duas piscinas (uma para adultos e outra para crianças), aquecidas a uma média de 280C entre março e outubro e um minigolfe. O jardim exibe, entre diversas flores e demais vegetação, uma coleção de mais de 40 espécies de camélias e várias esculturas do artista Dinis Ribeiro. Já está em andamento um projeto complementar para o empreendimento que prevê um spa e uma piscina interior, um banho turco maior do que o existente, sete quartos duplos, uma sala de estar coletiva com lareira, biblioteca e TV, uma cozinha de apoio, um auditório para reuniões empresariais e um espaço de jogos para adultos e crianças.

TABERNA TROVADOR . Taberna típica, ideal para saborear os melhores petiscos e vinhos portugueses, num espaço onde as paredes de granito e as mesas e cadeiras rústicas se fundem na perfeição criando, com todos os outros detalhes da decoração, um ambiente acolhedor que convida a refeições demoradas. Quem gosta de provar o Minho à mesa, aqui não fica desiludido, pois pode deleitar-se com petisquinhos como chouriça assada
em bagaço, cebolinha com sal e vinho, punheta de bacalhau, sandes de bifana e presunto, codornizes e farinheira. Para algo mais substancial, há que pedir o arroz de tomate com sardinhas ou com pataniscas ou com bolinhos de bacalhau, o bacalhau com broa ou o naco de vitela. Neste restaurante vimaranense, o ambiente é informal e não raras vezes há clientes que pegam na viola para demonstrar o trovador que existe dentro deles.

INFORMAÇÕES
Vale de S. Torcato Houses And Wine Bar.
Rua das Charnecas, 100, S. Torcato
Tel.: 253 534 008
E-mail: geral@valedestorcato.pt

Taberna Trovador
Largo do Trovador, 10, Guimarães
Tel.: 913 205 263

Mais destinos