Facebook Três Marias | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Três Marias

home-slider-top

Para descansar e desfrutar em Vila Nova de Milfontes

É  uma das localidades mais conhecidas da Costa Vicentina, com todo o apelo e charme característicos do Alentejo, a que se somam a beleza e serenidade das águas do rio Mira que ali desagua, o vaivém das ondas
do Atlântico nas suas várias e encantadoras praias, a possibilidade da prática de desportos náuticos, a deliciosa gastronomia servida nos diversos restaurantes ali existentes e os passeios descontraídos pelas suas ruas para umas compras em lojas com ofertas surpreendentes. Vila Nova de Milfontes é assim: uma mão-cheia de polos de atração para serem desfrutados ao sabor de um tempo lento, sobretudo em dias quentes e soalheiros, de céu límpido, imaculadamente azul.
E é nesses dias de temperaturas mais altas que o apelo das praias mais se faz sentir. Junto à vila, as águas tranquilas da praia fluvial da Franquia são ideais para as crianças e para a prática de windsurf e a canoagem. Separada desta por um esporão rochoso está a praia do Farol, banhada pelo rio Mira e pelo Atlântico e com um areal extenso. Para fugir às multidões de banhistas, poucos quilómetros a norte, a praia do Malhão oferece um refúgio de beleza selvagem onde impera a tranquilidade, com um areal extenso que convida a longas caminhadas. Não muito longe, a praia dos Aivados possui uma fina e extensa faixa de areal que também convida a longos passeios. Os amantes de desportos náuticos param muito por aqui.

TRÊS MARIAS. A dois passos das praias do Malhão e dos Aivados, entre Vila Nova de Milfontes e Porto Covo, ergue-se um turismo de habitação criado e pensado pelo seu proprietário, Balthasar Trueb, um suíço há muito a viver na costa alentejana, com o intuito de que quem ali se hospedasse se sentisse em casa. Tudo indica que conseguiu atingir o seu objetivo: esta genuína e acolhedora casa de campo alentejana abriu portas em 2004 apenas com dois quartos, mas tem vindo a crescer com o passar do tempo e agora soma já 15, todos independentes, todos com casa de banho privativa, varanda privada com zona de estar para pequenos-almoços sem pressas e cadeiras ou sofás para ficar cá fora a desfrutar da natureza ou fazer uma sesta nas horas de maior calor. Em comum, também, todos os quartos primam pela simplicidade da brancura do linho e do algodão, pela luz natural que os enche, pela frescura que os envolve no verão e pelo quente conforto que emanam no inverno. Tudo, como inicialmente planeado, para que quem lá fica se sinta em casa, ali, na freguesia da Ribeira da Azenha, no Alentejo. Ainda sobre os quartos, estes dividem-se em duplos, duplos superiores e duplos com mezzanine e dispensam aos hóspedes mimos como gel de banho natural, material para fazer chá e café, um sofá para quando não apetece fazer nada. Televisor? Isso é que os quartos não possuem. Nem wi-fi, que só está disponível nas áreas comuns. Mas afinal, o intuito, neste turismo rural, é fazer com que se esqueça o mundo exterior durante uns tempos para retemperar corpo e espírito.
No Três Marias existe uma sala de estar comum, onde não faltam confortáveis sofás, livros, revistas e uma zona de jogos de tabuleiro, uma sala de refeições onde é servido o buffet de pequeno-almoço e um menu de jantar fixo, e um honesty bar. No exterior, a paisagem é ampla, bela e serena. Presta-se a longos passeios, a pé ou de bicicleta (que se pode alugar no local). Burros, ovelhas e avestruzes têm ali um espaço e despertam a curiosidade. Uma piscina convida a mergulhos nos dias quentes. Contas feitas, este é um paraíso que vale a pena descobrir.

ONDE COMER
O ALENTO. Uma escola primária abandonada a caminho da praia das Furnas, em Vila Nova de Milfontes é hoje onde se situa o restaurante Alento. Abriu portas no ano passado com Marília Martins e André Silva, filhos da terra, a comandar o seu destino. Depois de trabalharem juntos durante mais de uma década no Algarve, o casal decidiu regressar ao Alentejo e aventurar-se num projeto de restauração com o intuito de levar a inovação que faltava à região em matéria de oferta gastronómica. Neste espaço serve-se gastronomia tradicional portuguesa com um toque que faz a diferença. Na cozinha, onde quem manda é Marília, tudo (ou quase tudo), é preparado num fogão a lenha: o bacalhau assado, o leitão com risoto de cogumelos e o tataki de atum, a título de exemplo. Peixes e mariscos podem ser grelhados, assados ou servidos ao natural. Na sala, com uma decoração simples e acolhedora e onde André chefia uma equipa jovem, simpática e eficiente, os pratos que são levados à mesa primam pela apresentação. O sabor é garantido. No verão, no jardim, servem-se refeições rápidas até tarde. É no exterior também que estão disponíveis puffs e mesas e até um parque infantil.

PORTO DAS BARCAS. Se a vista deslumbrante que se desfruta enquanto se degusta uma refeição num restaurante viesse incluída na conta, quanto custaria um almoço no Porto das Barcas?... Dá que pensar. Embora as vistas sobre o pequeno porto piscatório que deu o nome à casa, sobre a vastidão do Atlântico e do pôr do sol sejam de tirar a respiração, não tiram de forma alguma o apetite. E é bom que este esteja de “boa saúde” ao entrar neste espaço de restauração em Vila Nova de Milfontes, onde a cozinha é exímia ao demonstrar o que se pode fazer com tudo o que oferece o mar fértil que se tem mesmo à soleira da porta – entre outras tentações gastronómicas. Peixe e marisco sempre frescos são reis e senhores neste Porto das Barcas erigido no topo de um promontório, um espaço que oferece um ambiente relaxante e uma decoração simples e acolhedora. Gambas à Brás, polvo da costa na frigideira com batata-doce, torricado de bacalhau em broa de milho ou robalo com Bulhão Pato de amêijoas são pratos a experimentar. Assim como as tibornas alentejanas, o surf and turf de carne com camarão e a sangria de espumante com frutos vermelhos. Tudo servido com doses generosas de hospitalidade e simpatia.

INFORMAÇÕES

TRÊS MARIAS
Ribeira da Azenha, Vila Nova de Milfontes
Tel.: 965 666 231 | e-mail: info.turismotresmarias@gmail.com

ALENTO
Furnas, Vila Nova de Milfontes
Tel.: 961 397 462

PORTO DAS BARCAS
Estrada do Canal, Vila Nova de Milfontes
Telf.: 283 997 160 | 961 855 348

Mais destinos