Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Tavira

home-slider-top

à descoberta

No sotavento algarvio, estendendo-se entre o litoral, o barrocal e a serra, o concelho de Tavira seduz quem o visita pelo seu património cultural, natural, núcleos museológicos e jardins históricos. E, no verão, sobretudo pelas belas praias da cidade de Tavira, de águas cristalinas com temperaturas amenas e areais a perder de vista, que rapidamente ficam preenchidos pelos muitos turistas que ali acorrem para uns dias de descanso.

A PRAIA DO BARRIL
A praia do Barril, na ilha de Tavira – uma estreita língua de areia fina e branca – é, no entanto, um dos spots mais pacatos da época estival da cidade. Por enquanto. Mas cada vez menos. Magnífica pelo longo areal, pela calma e pela calidez das suas águas tranquilas, está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Para lá chegar, é necessário atravessar uma ponte pedonal sobre a ria e apanhar o pitoresco comboio que parte das proximidades do aldeamento turístico de Pedras d'El Rei ou fazer o percurso a pé até ao areal (cerca de 1 km).

A RIA FORMOSA
O equipamento turístico da praia do Barril foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas.
Estando mesmo ao lado do Parque Natural da Ria Formosa, eleito como uma 7 das Maravilhas Naturais de Portugal, aconselha-se a sua visita, já que é um habitat privilegiado para a fauna e flora, um paraíso para os amantes da observação de aves e um autêntico viveiro natural de marisco e bivalves.

O PEGO DO INFERNO
Diferente da praia e da ria, a Cascata do Pego do Inferno continua a atrair diariamente inúmeros turistas durante o verão, apesar de estar oficialmente encerrada ao público desde 2012, quando o espaço foi destruído por um incêndio. Localizada a cerca de 7 km de Tavira, a queda de água forma uma lagoa redonda, de um verde mediterrânico, rodeada por uma área arborizada. O acesso para lá chegar não é dos mais fáceis, mas a beleza envolvente e um mergulho nas refrescantes águas podem compensar o esforço.

A CIDADE
Tavira é o testemunho vivo de milénios de história, onde ressalta a preservada aliança entre o património edificado e a natureza, traduzindo-se numa agradável composição de igrejas, conventos e palácios e o tranquilo rio Gilão que se passeia num cenário inspirador. Estando na cidade, parta à descoberta de alguns dos seus
mais importantes ex-libris. Igreja de Santa Maria do Castelo. Construída no século XII, neste edifício existem duas inscrições lapidares dos túmulos de D. Paio Peres Correia e dos Sete Cavaleiros da Ordem de Santiago, que segundo a lenda, terão morrido na conquista de Tavira aos Mouros, em 1242.

Castelo e Muralha
Fortaleza militar islâmica e medieval, a partir da qual se desenvolveram as muralhas da cidade. No interior ajardinado, encontra-se a torre octogonal. Vista magnífica sobre Tavira. Jardim da Alagoa . Forma um amplo triângulo obtuso harmoniosamente enquadrado pela praça. Encontra-se plantado um conjunto heterogéneo
de árvores, flores e arbustos, onde estão representadas espécies originárias dos cinco continentes.

Quinta dos Correias
Surpreenda-se com a qualidade da vinha situada em terreno arenoso, com calhau e argiloso e com alguns afloramentos calcários. A vinha é composta por castas Castelão, Cabernet-Sauvignon e Touriga-Nacional.

ONDE COMER
Noélia
Prepare-se: vai, certamente, encontrar uma fila e esperar por uma mesa para poder almoçar ou jantar. E isso já diz tudo sobre este restaurante: se há tantos comensais fieis, mesmo fora de época, a comida só pode ser divina. E é. Com uma sala interior agradável e uma esplanada parcialmente coberta com vista para a ria, por ambas as zonas desfilam os pratos que Noélia prepara com esmero e criatividade, dando-lhes um toque de modernidade sem que percam a essência algarvia. Polvo trapalhão com batata-doce, arroz de limão com robalo e amêijoas, canja de conquilhas, e biqueirões fritos são sabores que perduram na memória gustativa.

Casa do Polvo – Tasquinha
Situado junto à Ria Formosa, na bela freguesia de Santa Luzia, conhecida como a capital do polvo, este restaurante inspirou-se na gastronomia local e abraçou o conceito de tasquinha, onde é possível provar e apreciar as iguarias nacionais. Mas como o nome indica, o polvo é o ingrediente que dá cartas na ementa: panadinhos
de polvo, carpaccio de polvo, polvo grelhado e polvo à moda da terra são sucessos garantidos. Para algo “completamente diferente”, pode sempre experimentar o arroz de polvo ou o polvo à lagareiro.

INFORMAÇÕES

NOÉLIA
R. da Fortaleza, Edifício Cabanas-
-Mar, Loja 6, Cabanas de Tavira
Tel.: 281 370 649


CASA DO POLVO - TASQUINHA
Av. Engenheiro Duarte Pacheco, 8,
Santa Luzia, Tavira
Tel.: 281 328 527

Mais destinos