Facebook São Pedro do Sul | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

São Pedro do Sul

home-slider-top

Turismo de Saúde e Bem-Estar

Emoldurada pelos maçicos das serras de Arada, Gralheira e S- Macário, a cidade beirã de São Pedro do Sul mantém-se serena em pelno vale de Lafões, sendo o seu canteiro mais viçoso, com paisagens verdejantes e floridas, quedas de água que murmuram no seu eterno passar e rios plácidos, como o Vouga, o Sul e o Paiva, de águas frias e cristalinas que convidam à contemplação.
Aqui respira-se tranquilidade. Nas serrarias pontuadas por pequenas aldeias, a vida corre ao sabor do tempo, sem pressas, em comunhão com a natureza, e mantêm-se vivos rituais, tradições, lendas e crenças de cabras que matam lobos e de santos que transportam brasas acesas nas mãos.
Lá do alto, na serra de S. Macário, onde o raiar do sol é mais bonito, as vistas são de prender a respiração: espraiam-se por todo o valde de Lafões até às serras do Montemuro, da Estrela e do Caramulo e em dias mais límpidos avista-se até a Torre dos Clérigos, no Porto.

Património Histórico 

Mas em São Pedro do Sul não é só a natureza que deslumbra os olhos, pois aqui existe um rico património histórico que merece ser visto e visitado. É o caso do castro romano e da capela gótica de S. Martinho, situados mesmo junto ao Balneário D. Afonso Henriques, do mosteiro de S. Cristovão de Lafões, construção anterior à fundação da nossa nacionalidade do aqueduto das Águas Reais, do palácio do Marquês de Reriz, construção seiscentista que no século XIX acolheu a rainha D. Amélia a banhos nas termas, do convento franciscano de S. José, em cujos claustros funcionam hoje os Paços do Concelho e das capelas de S. Sebastião, de Sto. António e da Igreja Matriz.

Prazeres à Mesa 

Entre visitas e passeios aos locais imperdíveis de S. Pedro do Sul, requer-se uma pausa para retemperar forças e satisfazer o paladar. E na região de Lafões come-se divinamente. Desde a vitela assada - o prato mais famoso - ao cabrito à Lafões, passando pelos rojões à moda de São Pedro, o arroz de vinha-d'alhos e o de carqueja, o bacalhau com broa e a sopa de feijão com couve à lafonense. No que diz respeito aos doces, vale a pena provar o delicioso pão de ló de Sul, o folar, os caladinhos e os vouguinhas.
Para acompanhar, nada como os vinhos da região: os brancos são pouco alcoólicos, frutados, com características próximas dos vinhos verdes; os tintos são límpidos, aromáticos e com alguma adstringência. 

Termas

Mas de entre todos os polos de atração de São Pedro do Sul, as termas encontram-se no topo da lista, captando milhares de adeptos do turismo de saúde e bem-estar.
Vêm de longe os primeiros vestígios da utilização das águas destas termas com fins curativos: primeiro os romanos, há cerca de dois mil anos, depois vários monarcas portugueses, como D. Afonso Henriques, D. Manuel I e D. Amélia.
Usufruindo de uma água sulfúrea que brota a 68,7ºC, esta estância termal dispõe de excelentes recursos técnicos e humanos e excelentes instalações, equipadas com tecnologia de ponta na área da balneoterapia, sendo a maior do país e considerada das mais modernas da Europa.
As termas de S. Pedro do Sul, indicadas para doenças do foro reumatismal e das vias respiratórias e medicina física e de reabilitação, cresceram e modernizaram-se, sendo atualmente as mais frequentadas em Portugal e afirmando-se, ao mesmo tempo, como um centro de turismo que associa a saúde, o prazer, o desporto e o lazer numa zona com amplos recursos naturais e culturais, dotada de áreas de entretenimento, núcleo museológico e auditório, onde se apresentam diversos espetáculos.

Moradas

Comer:
Tiago - Carvalhais, S. Pedro do Sul | Tel.: 232 700 046
O Camponês - Praça da República, 15, S. Pedro do Sul | Tel.: 232 711 106
Laranjeira - Largo da Cerca, 29, S. Pedro do Sul |Tel.: 232 712 197

Dormir:
Palace Hotel & Spa Monte Rio - Estrada da Lameira, Cruzamento com a Variante/ Várzea - Termas de S. Pedro do Sul | Tel.: 232 720 040
Casa dos Moinhos do Chão do Mosteiro - Rua Chão do Mosteiro 1, S. Pedro do Sul | Tel.: 938 786 902

Mais destinos

Declaração de Cookies