Rio de Janeiro | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Rio de Janeiro

home-slider-top

"Cidade maravilhosa cheia de encantos mil"

"Rio de Janeiro,
gosto de você
Gosto de quem gosta
Deste céu, desse mar,
Dessa gente feliz"

Caetano Veloso em Valsa de Uma Cidade

Ostenta com charme e propriedade o título de cidade maravilhosa, uma cidade que está em contagem decrescente para a comemoração dos 450 anos, em 2015, e que neste mês de junho vai ser uma das anfitriãs do Campeonato do Mundo Brasil 2014.
Generosa, a natureza deu ao Rio de Janeiro mar e montanha, lado a lado e em perfeita harmonia. E a estes juntou-lhe outros encantos mil que no todo se transformam num verdadeiro postal, ilustrado, sempre, pelo estilo de vida festivo, alegre e descontraído dos cariocas. "O Rio de Janeiro continua lindo / O Rio de Janeiro continua sendo" - foi assim que Gilberto Gil eternizou numa canção a essência desta urbe que recebe todos os que a visitam com "aquele abraço".

OS TRÊS MAGNÍFICOS

> Cristo Redentor. É o principal ex-líbris da cidade e foi eleito como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo. O monumento do Cristo Redentor fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde a partir de um mirante panorâmico se tem uma visão magnífica sobre o Rio de Janeiro. Inaugurada em 1931, a imagem é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo, com 30 metros de altura, 28 metros de amplitude e 1 145 toneladas de peso.

> Pão de Açúcar. Vale a pena o passeio que leva até ao topo do morro Pão de Açúcar, 400 metros acima do nível do mar. A viagem de bondinho, um teleférico envidraçado a partir do qual se usufruem perspetivas únicas da geografia carioca, começa na praia Vermelha, no bairro da Urca, e tem a primeira paragem no morro da Urca, a 220 metros de altitude, de onde se avista a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo; depois segue para o Pão de Açúcar, sempre com vistas de 36o0 de retirar o fôlego.

> Maracanã. Mais do que um monumento desportivo, o estádio é um atrativo cultural e turístico e o segundo mais visitado na cidade. Este templo do futebol que vai receber sete dos jogos da Copa do Mundo, incluindo a final, foi onde Pelé marcou o seu milésimo golo, onde se realizaram espetáculos de grandes cantores e bandas de fama mundial e onde terá lugar a cerimónia de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.

PRAIAS FAMOSAS

> Copacabana. A “princesinha do mar”, como Tom Jobim a cantou nos seus versos, tem apenas três quilómetros de areal, mas é considerada a praia mais famosa do mundo. Movimentada de dia e de noite, tem quiosques modernos e uma larga faixa de areia que se enche de turistas e cariocas, novos e idosos. Palco da queima de fogo- -de-artifício no réveillon, é também cenário de concorridos espetáculos e eventos desportivos ao longo do ano.

> Ipanema. Esta praia tem um dos mais belos areais da cidade e mantém a fama de eterna lançadora de moda e de movimentos culturais. O Posto 9 (área junto ao posto de salvamento) é a zona mais concorrida, onde se encontram as diversas tribos urbanas.

> Leblon. Emoldurada por prédios luxuosos e com pouco mais do que um quilómetro de areal, é uma praia mais tranquila, regra geral frequentada por jovens famílias que moram na zona.

ZONAS VERDES

> Parque Nacional da Tijuca. Ocupando uma área de cerca de quatro mil hectares, é a maior reserva natural do mundo inserida em meio urbano Aqui, para além da contemplação da natureza, pode-se tomar banho nas cachoeiras, fazer caminhadas e piqueniques e praticar diversos desportos.

> Jardim Botânico. Criado por D. João VI em 1808, tem cerca de oito mil espécies de flores e plantas do Brasil e do mundo. A estufa com plantas insectívoras e o orquidário são dos espaços mais visitados.

> Lagoa Rodrigo de Freitas. É ponto de encontro de cariocas e destino de turistas que ali praticam exercício, andam de barco ou simplesmente contemplam a paisagem. Existem inúmeros quiosques espalhados pela área que oferecem música ao vivo e especialidades culinárias diversas.

Quer seja num clássico como o Copacabana Palace ou num dos muitos hotéis boutique que surgiram na cidade, o Rio de Janeiro tem uma oferta de grande qualidade a nível de alojamento.

COMPRAS VARIADAS

> Village Mall. Inaugurado em 2013, este centro comercial é o paraíso para os amantes de artigos de marca e de design. Com vista para a Lagoa da Tijuca, tem lojas das melhores griffes brasileiras e internacionais e uma forte seleção de restaurantes.

> Feira de São Cristóvão. Um pavilhão imenso abriga centenas de lojinhas e bancas dedicadas ao Nordeste brasileiro. Há comida, produtos artesanais e ingredientes da região em abundância, além de dois grandes palcos com música ao vivo e muito espaço para dançar.

> Feira Hippie de Ipanema. Desde 1968 que todos os domingos, das sete da manhã às sete da tarde, esta feira ocupa a Praça General Osório com bancas de artistas plásticos e artesãos que vendem, bijuterias, quadros e roupas.

ONDE DORMIR

> Belmond Copacabana Palace: inaugurado em 1923 mesmo em frente à praia de Copacabana, é o mais famoso hotel do Brasil. Ao longo dos anos têm desfilado por ali figuras ilustres para desfrutar das luxuosas acomodações que esta unidade hoteleira oferece.
www.copacabanapalace.com.br

> La Suite: erguendo-se no exclusivo bairro da Joatinga com vista deslumbrante para o mar e para a cidade, este hotel boutique possui uma decoração minimalista e confortável. Com sete suites, este espaço respira luxo e serenidade.
www.lasuiterio.com

> Hotel Santa Teresa: instalado no coração histórico e cultural da cidade, este hotel boutique oferece um conceito único de design tropical. Os quartos são espaçosos e a decoração tem raízes indígenas e africanas, combinada com um estilo moderno.
www.santa-teresa.com

> Mama Ruisa: outro hotel boutique situado no bairro de Santa Teresa. Com apenas sete quartos, o Mama Ruisa oferece elegância e serenidade num ambiente perfeito para uma estadia romântica.
www.mamaruisa.com

Pode encontrar outras opções de alojamento mais acessíveis no site: www.camaecafe.com.br

ONDE COMER

> Zaza Bistro: no coração de Ipanema, este espaço possui uma cozinha contemporânea que aposta em ingredientes orgânicos e apresenta alguma inspiração na gastronomia asiática.

> CT Boucherie: este restaurante do Leblon tem um menu onde a carne aparece como estrela da casa, confecionada em 11 tipos de grelhados. Os acompanhamentos são servidos em rodízio.

> Pomar Orgânico: Dos atores Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli, neste restaurante os pratos são feitos exclusivamente com produtos orgânicos, sem gorduras e carnes de origem animal, lactose, glúten, corantes, conservantes.

> Aprazível: localizado em Santa Teresa, com uma bela decoração e uma vista exuberante, aqui serve-se boa comida brasileira, em pratos assinados pela chef mineira Ana Castilho.

VIDA NOTURNA

> Nuth. Misto de lounge, palco de shows, pista de dança e restaurante, esta é uma das mais bem-sucedidas e populares casas noturnas da Barra da Tijuca. Com um público diversificado, aqui ouve-se uma mistura de hip-hop, forró, sertanejo e house, dependendo do dia.

> Jobi. Verdadeira instituição entre os mais novos e a velha guarda do Leblon, no Jobi os clientes ocupam a calçada noite e dia, enquanto os empregados fazem malabarismos para entregar cervejas à multidão animada. O bar permanece aberto até às cinco da manhã.

> Devassa. Famosa por produzir artesanalmente sua própria cerveja, esta rede de bares já conta com várias filiais na cidade. Nas longas mesas de madeira há sempre espaço para acomodar mais um e as portas só se fecham quando sai o último cliente.

Eclética, feita para dançar e para beber um copo, a noite carioca é animada e contagiante e dura até ser dia.

Mais destinos