Praias de Benagil e Carvoeiro | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Praias de Benagil e Carvoeiro

home-slider-top

No top das melhores do mundo

Segundo o blogue de viagens Grease and Glamour, a praia de Benagil entra no top 15 das praias mais exóticas do planeta. Já a do Carvoeiro foi eleita pela comunidade do TripAdvisor como uma das 25 melhores praias do mundo. Ambas ficam no Algarve, no concelho de Lagoa (que também tem na praia da Marinha um famoso destino turístico internacional), e foram alvo da nossa curiosidade para sabermos o que as torna tão especiais. Findo o passeio exploratório, também nós ficámos rendidos aos seus encantos: são duas praias perfeitas para um verão passado entre belezas de cortar a respiração com o Atlântico como pano de fundo.
A praia de Benagil surge no sopé de um vale muito cavado, associada a um pequeno porto de pesca, enquanto a povoação piscatória que lhe dá nome ocupa o topo da arriba. O acesso à praia desemboca na zona reservada às embarcações de pesca artesanal. Passando os barcos coloridos, o areal estende-se para nascente, até à imponente arriba de tons ocres, talhada em rochas muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, que testemunham uma época passada em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Estas rochas encontram-se agora muito esculpidas e modeladas pela ação conjunta da força das ondas e da dissolução da rocha calcária promovida pela chuva, tendo-se transformado em grutas e algares.
A melhor forma de visitar as grutas, as praias isoladas da região e o famoso e deslumbrante algar de Benagil, que esconde uma praia serena, é de barco. A Taruga Benagil Tours, que opera a partir da praia de Benagil com seis embarcações ao longo de todo o ano, serviu-nos de cicerone, com Rúben Costa, skipper , guia e proprietário da empresa a levar-nos num passeio inesquecível de cerca de uma hora.
A cerca de sete quilómetros de distância, a praia do Carvoeiro é outro dos ex-líbris  da região e sem dúvida um dos seus principais polos de atração. Aninhada entre falésias calcárias, banhada por águas azul-turquesa e com a praça central da vila mesmo ao lado, a praia manteve o seu encanto e beleza naturais, oferecendo, no entanto, todas as instalações modernas de um resort  cosmopolita. Os barcos coloridos embelezam um dos extremos da praia, sendo usados pelos pescadores locais para a pesca ou para levar os visitantes em passeios panorâmicos pela costa. Incontornável é também uma ida ao Algar Seco, situado a cerca de 550 metros a leste do Carvoeiro, onde se pode admirar uma rede de piscinas,
grutas, arcos e orifícios rochosos que foram moldados de forma natural nas rochas.

Onde comer

O Pescador.
Tem uma localização privilegiada, na falésia sobranceira à praia de Benagil, oferecendo vistas sobre o mar. N’O Pescador o ambiente é luminoso, descontraído, acolhedor, dentro de portas, na sala, ou cá fora, tanto no terraço como no lounge, e convida a refeições sem pressas. E sem pressas também porque é assim que se deve apreciar a excelente comida que chega às mesas, constituída sobretudo por peixe e marisco frescos transformados em pratos deliciosos. Mas os amantes de carne não foram esquecidos e neste restaurante, propriedade de André Aleixo, também se servem uns bons cortes de carne argentina. O serviço é caloroso. A garrafeira recomenda-se. Imperdível, no todo.

Le Crô.
O casal Hugo e Marina formam a equipa que gere este pequeno coffee shop de ambiente acolhedor e comida saudável, saborosa e de conforto. Croissants caseiros, doces e salgados, servidos com recheios de salmão, creme de queijo ou chocolate, tapas variadas, panquecas sem glúten acompanhadas com fruta fresca, granola acabada de fazer, iogurte orgânico e saladas várias cativam paladares que se rendem ao apelo da comida simples.

Onde dormir


Monte Santo Resort. Esta unidade hoteleira ergue-se a uma curta distância da praia do Carvoeiro. O empreendimento está situado entre oito hectares de exuberantes jardins, lagos e convenientemente localizado perto de parques temáticos, campos de golfe e uma infinidade de restaurantes para refeições casuais. Este resort de 5 estrelas possui luxuosas suites (de um, dois e três quartos) e moradias (de dois e de três quartos) com uma decoração sóbria e em tons suaves que são um verdadeiro convite ao descanso e ao bem- estar. Os hóspedes do Monte Santo Resort têm à sua disposição sete piscinas – uma interior aquecida e seis exteriores: cinco de adultos e uma adicional para os mais pequenos – um spa
com tratamentos de corpo, estética e as mais variadas massagens tradicionais, orientais e holísticas, um restaurante e lounge bar , o Monte dos Comensais, um circuito de manutenção, um recinto polidesportivo, espaços específicos para os mais pequenos e muito mais.

Informações

Comer
O Pescador
Praia de Benagil, Carvoeiro
Tel.: 282 354 017

Le Crô
Estrada do Farol, 77, Carvoeiro
Tel.: 910 983 443

Dormir
Monte Santo Resort
Rua João Paulo II , Lagoa
Tel.: 282 321 000

Passeios de barco
Taruga Benagil Tours
Praia de Benagil
Tel.: 969 617 828

Horários:
9h00 às 19h00 (maio a setembro)
11h00 às 17h00 (outubro a abril)

Mais destinos