Praia de Mira | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Praia de Mira

home-slider-top

De aldeia piscatória a destino de férias

Não perca a oportunidade de rumar ao litoral centro do país e explorar as belezas que a Praia de Mira, aldeia piscatória e estância balnear, tem para lhe oferecer.

Localizada na faixa litoral da região Centro, distrito de Coimbra, a Praia de Mira passa cada vez menos despercebida. Sobretudo na época de veraneio, quando turistas nacionais e estrangeiros procuram locais belos, pitorescos e com boas infraestruturas para passarem uns dias de descanso. A Praia de Mira, no concelho com o mesmo nome, tem isso e muito mais para cativar quem por lá passa.
Começou por ser uma aldeia piscatória 
conhecida como Palheiros de Mira, devido às construções de madeira assentes sobre estacaria de modo a não constituírem obstáculo à livre circulação das águas e areias durante as marés-vivas e onde habitavam os pescadores. Hoje é uma estância balnear concorrida, com uma praia de areia dourada e fina onde sobressaem as barraquinhas e os toldos com tecidos de cores garridas, rodeada de dunas e banhada por um mar que nem sempre é calmo e, por isso mesmo, atrai os amantes de desportos marítimos como o surf, bodyboard e kitesurf.
Próxima de belas lagoas e de pinhais frondosos, a praia pode orgulhar-se de ser a única zona balnear marítima a ostentar continuamente o galardão da Bandeira Azul desde a sua criação, em 1987 e está perfeitamente equipada a nível de infraestruturas. 

A Praia de Mira é hoje uma estância balnear concorrida, com uma 
praia de 
areia dourada e fina 
banhada pelo Atlântico.

Garantida a qualidade para os banhos de sol e de mar, é tempo de explorar as cercanias. E o passeio começa logo na praia, com a faina da pesca, atividade muito característica e interessante, pelo que vale a pena esperar para vê-la. Os barcos, que são arrastões, têm boas dimensões e a forma de meia-lua, levantados na proa e na popa para se manterem ao de cima logo que entram na água e se adaptarem perfeitamente ao espaço que existe entre vagas. 

Na Costa de Prata esconde-se um verdadeiro paraíso para umas férias tranquilas. A Praia de Mira é um convite irresistível  para os veraneantes.

A poucos metros do mar está a capela dedicada à padroeira da localidade, Nossa Senhora da Conceição, a quem os pescadores pedem proteção durante as suas campanhas. Mesmo ao pé, quase desembocando no areal, a pista ciclo-pedonal, com cerca de 25 km de extensão, permite que o visitante se aperceba das diferentes paisagens que atravessa: desde a orla costeira e dunas à enorme mancha verde formada pela floresta, passando por parques de campismo, retalhados campos agrícolas, cursos de água e pelas duas lagoas de água doce que, em conjunto, criam um agradável cenário paisagístico onde flora e fauna coexistem. A pé ou de bicicleta, a passagem pelo Museu Etnográfico da Praia de Mira é obrigatória. Aberto desde 1997, tem feito a recolha e arquivo de materiais e testemunhos relacionados com a vivência e cultura local.

ONDE FICAR

O Mira Villas Design Hotel ergue-se no coração de um pinhal, a poucos minutos da praia e oferece acomodação confortável num ambiente tranquilo. Com uma política ativa a nível da sustentabilidade, esta unidade hoteleira tem um vasto leque de instalações e serviços para satisfazer as necessidades de todos os seus hóspedes, como bares, restaurante, piscina, campos de ténis, jardins e parque infantil.
O Hotel Quinta da Lagoa é um resort de estilo colonial situado sobre as margens de uma lagoa pitoresca, junto de um pinhal, e beneficia de uma localização tranquila, de uma área de praia privada e de uma piscina. As atividades recreativas incluem um campo de ténis, barcos de recreio, uma sala de jogos e um parque infantil.

ONDE COMER

Integrado no Mira Villas Design Hotel, o restaurante Pátio oferece um ambiente refinado num espaço amplo e bem iluminado. O menu inclui um vasto leque de pratos regionais e internacionais deliciosos, incluindo marisco e peixe local e pratos especiais para partilhar. Sopa de peixe, cataplana do mar e enguias suadas são pratos a experimentar. A ter em conta também a carta de vinhos.
No Lila a decoração em tons de azul é simples nas duas salas (uma delas na cave) e tem apontamentos náuticos nas paredes. Há várias décadas a comandar os destinos da cozinha do restaurante, Hermínia e João oferecem pratos bem preparados da gastronomia regional portuguesa. Jaquinzinhos fritos com arroz, caldeirada mista, lulas grelhadas, arroz de marisco e bacalhau à casa fazem parte da ementa.
Após ter passado por várias gerências, desde 2008 que a Cervejaria Marisqueira Polar está nas mãos de José Colaço, mais conhecido por Zezé. Fugindo ao típico ar das marisqueiras, no Polar a decoração em tons de castanho dado pelas madeiras e realçado pelo branco das toalhas é quase minimalista, sóbria e intimista. O espaço disponibiliza duas salas, uma delas envidraçada e com vista para o mar. O peixe fresco grelhado é o ex-líbris da casa. A garrafeira embora não muito extensa é de qualidade.

Moradas

Hotel Quinta da Lagoa

3070-150 Mira
Tel.: 231 458 688

Mira Villas Design Hotel
Aldeamento Mira Villas, 
3070-476 Mira ; 


Tel.: 231 470 100

Restaurante Pátio
Aldeamento Mira Villas, 
3070-476 Mira
Tel.: 231 470 100

Restaurante Lila
Avenida Infante 
Dom Henrique 19, 
3070-794 Praia de Mira
Tel.: 231 471 124

Cervejaria 
Marisqueira Polar
Rua Heróis do Mar 34, 3070 Mira
Tel.: 231 471 171
 

Mais destinos