Pelos encantos do Douro | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Pelos encantos do Douro

home-slider-top

Descubra as belezas da região e um turismo de natureza de eleição.

Situada na margem direita do Douro, Santa Cruz do Douro é uma das 14 freguesias do concelho de Baião e para lá chegar basta percorrer 80 quilómetros a partir do Porto ou cerca de 380 se sair de Lisboa.
Pequena em superfície (pouco mais de 16 km2), a localidade tem, no entanto, muito para oferecer a quem a visita. O rio é um dos seus maiores polos de atração naturais, mas a restante paisagem envolvente rivaliza com a sua beleza, já que é considerada das mais magníficas do concelho. Eça de Queiroz não lhe poupou elogios em A Cidade e as Serras: “Para os vales, poderosamente cavados, desciam bandos de arvoredos, tão copados e redondos, de um verde tão moço, que eram como um musgo macio onde apetecia cair e rolar. Dos pendores, sobranceiros, ao carreiro fragoso, largas ramarias estendiam o seu toldo amável, a que o esvoaçar leve dos pássaros sacudia a fragância. (...) Jacinto adiante, na sua égua ruça, murmurava: — Que beleza! E eu atrás, no burro de Sancho, murmurava: — Que beleza!” Era assim que José Fernandes e Jacinto, que estava em Paris a “sofrer de fartura” e se deslocava pela primeira vez a Portugal para visitar a sua quinta e casa senhorial deTormes, viam o que os rodeava enquanto faziam o trajeto. O percurso, hoje conhecido como O Caminho de Jacinto, começa, como na ficção, na Estação de Aregos/Tormes e acaba, após três quilómetros sempre a subir por uma paisagem serrana que continua deslumbrante, no espaço que abriga a Fundação Eça de Queiroz. Ao chegar aqui, a visita é obrigatória para se ficar a saber mais sobre este nome maior da literatura portuguesa.
Para os entusiastas do enoturismo, a Quinta da Covela (antiga propriedade do famoso cineasta Manoel de Oliveira), é outro local a agendar para uma prova de vinhos. Com origens que remontam ao século XVI, esta propriedade está na vanguarda vinhateira do nosso país e oferece belas vistas panorâmicas sobre o rio Douro.

Casas de Pousadouro
Mais um polo de atração que chama para Santa Cruz do Douro, sobretudo para quem esteja interessado em deixar o stresse citadino e abraçar um pedacinho do paraíso. Situadas à beira de um pequeno braço de água do rio, as Casas de Pousadouro são um pequeno núcleo de quatro edifícios rurais dos quais emana a alma de uma pequena aldeia. Que não se procure aqui o Douro vinhateiro, pois a paisagem é fortemente dominada pelos espelhos de água aconchegados no verde sereno das encostas e pelo casario disperso que humaniza o cenário.
Aliando de forma absolutamente harmoniosa a bela arquitetura tradicional a interiores contemporâneos e comodidades modernas, as Casas de Pousadouro oferecem grandes janelas que potenciam a ligação à natureza, e proporcionam uma mistura de estilos de estética agradável, confortável e convidativa.
Neste refúgio de pura tranquilidade, a piscina, perfeitamente enquadrada pela paisagem natural, é irresistível nos dias de maior calor, abre-se ao rio e as cadeiras confortáveis convidam a ler tranquilamente ou a dormir uma sesta. Não sendo o caso, há muitas outras opções de entretenimento: caminhadas na montanha ou nas margens do rio para apreciar a natureza, passeios de kayak ou num pequeno barco, que estão disponíveis para
uso dos hóspedes, e passeios de barco ao pôr do sol, com um copo de vinho para saborear.

ONDE COMER
RESTAURANTE DE TORMES. Este restaurante, a funcionar no espaço da Fundação Eça de Queiroz, tem como principal missão confecionar os pratos que Eça de Queiroz tão bem descreveu em várias obras, como a canja de galinha, o frango alourado com o arroz de favas ou o creme queimado, entre muitos outros, sempre acompanhados de vinhos verdes de excelência. António Queiroz Pinto (o Queiroz é pura coincidência, não é familiar do escritor), é quem anda de volta dos tachos e panelas para deliciar os paladares mais exigentes.

A CASA DO LAVRADOR. Este espaço é um museu rural e etnográfico, que integra a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro. Inaugurado a 26 de junho de 1999, este museu é também constituído por uma cozinha tradicional, uma sala, uma loja do vinho e uma eira. A casa recebe durante todo o ano centenas de pessoas, que se deslocam às suas instalações, não só para a conhecer, mas também para usufruir da excelente gastronomia confecionada na lareira e no forno a lenha. Arroz de favas com frango alourado, arroz de forno com frango assado e batatas assadas, grelhados de porco na brasa com arroz solto de legumes, arroz de cabidela de galinha caseira ou rojões com batatas cozidas são algumas das especialidades a provar.

INFORMAÇÕES
CASAS DE POUSADOURO
Caminho dos Moinhos, 1043, Laranjal, Sta Cruz Douro, Baião
Tel.: 917 013 896

RESTAURANTE TORMES
Caminho Particular de Tormes, Quinta de Tormes, Sta Cruz do Douro, Baião;
Tel.: 933 184 546

A CASA DO LAVRADOR
Estrada N.ª Sr.ª do Martírio, 667, Sta Cruz do Douro, Baião;
Tel.: 254 885 143
 

Mais destinos