Marvão | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Marvão

home-slider-top

A espreitar do alto da serra

Situada no Alto Alentejo, Marvão é uma vila (e um concelho) de paisagens deslumbrantes, com um património histórico de grande riqueza, uma ótima gastronomia e excelentes alojamentos.

São 239 quilómetros e cerca de três horas de viagem que separam Lisboa de Marvão e um pouco mais a partir do Porto, aproximadamente 310 quilómetros e quatro horas e meia ao volante. Saindo do sul ou do norte, o ideal é apanhar a IP1 e seguir sempre em direção a Portalegre. Aí chegando, passa-se a cidade e segue-se para Marvão/Espanha. Em pouco tempo vislumbra-se a vila que se ergue majestosa no ponto mais alto (entre os 800 e os 860 metros) da serra do Sapoio, em pleno Parque Natural da serra São Mamede, com Espanha logo ali ao lado. 

Visita guiada

Ibn Marwan al-Yil’liqui, conhecido por “O Galego”, guerreiro mouro do século IX que procurou abrigo em Marvão, foi quem deu origem ao topónimo da vila. 

E as raízes árabes perduram até hoje, sobretudo com a Feira Medieval Almossassa, que, anualmente, em outubro, reconstitui a ambiência das vendas daquela época e que surpreende e deslumbra com um espaço repleto de fabulosas recriações e animações que interagem com os visitantes.

Empenhada na candidatura a Património Mundial da Humanidade, a vila de Marvão tem tudo para o conseguir: uma bagagem histórica de peso e uma beleza natural de cortar a respiração. 

Cercada por muralhas, Marvão nasceu e cresceu sob a proteção do seu castelo num local improvável: despovoado, desabrigado e sem terras para cultivar. Um povoamento talvez necessariamente forçado para defesa de um território onde se travaram diversas batalhas e lutas políticas ao longo dos séculos. 

No percurso que vai das Portas da Vila ao castelo surgem algumas das construções de maior porte e mais arcaicas do local, como o edifício dos antigos Paços do Concelho e a Torre do Relógio. Mais acima, a Casa do Governador, com as suas belas sacadas em ferro forjado do século XVII, encosta-se às antigas instalações de um seminário e à Igreja do Espírito Santo e defronte pode apreciar-se a Fonte do Concelho. 

Nas ruas e ruelas sinuosas, largos e terreiros, a malha arquitetónica de Marvão é notável pela sua coerência. As construções civis e religiosas obedecem sempre aos mesmos princípios: paredes em alvenaria de pedra agarrada com cal, pavimentos em sobrado, telhados com telha mourisca e paredes brancas. O êxodo das populações provocado por um longo período de guerra 

iniciado em 1640, possibilitou que a vila chegasse aos nossos dias quase intocada na sua traça. 

Onde ficar

Para desfrutar dos encantos deste concelho alentejano um dia só não basta, pelo que arranjar dormida se torna uma prioridade. E a oferta de alojamento é grande e variada.

O Poejo Boutique Hotel, sob a direção de Lígia Casanova Boto, é um oásis de tranquilidade e encanto, a poucos minutos de Marvão. Pequeno e tranquilo, com 13 quartos e suites confortáveis e aconchegantes, está instalado num edifício construído em 1940 que foi renovado em 2007, mantendo a traça tradicional alentejana. 

Outra opção para pernoitar é a Quinta do Barrieiro, também não muito longe da vila, uma propriedade com três edifícios. O engenho e arte revelados pelos seus proprietários, José Manuel Coelho e Maria Leal da Costa, deram aso a que explorassem com minúcia a especificidade da arquitetura e materiais típicos da região, para desenhar um cenário que mistura tradição e contemporaneidade. 

A três quilómetros da vila encontra-se um caso sério de amor à primeira vista: a Quinta do Marvão. Jorge e Irene pegaram numa casa que em tempos idos fora uma taberna e transformaram-na numa pousada. Depois, construíram o Chalé Ecológico, feito de palha, madeira, barro e cal, um espaço irresistível e de características únicas. 

Onde comer

Zona de castanhas por excelência (a feira do castanheiro e da castanha realiza-se no segundo fim de semana de Novembro), na gastronomia regional este fruto seco é incontornável nas mais variadas receitas ou simplesmente assadas ou cozidas. E se as castanhas são um ex-líbris gastronómico da região, outros pratos há que não lhes ficam atrás, como o ratatau 

O êxodo das populações provocado por um longo período de guerra possibilitou que a vila chegasse aos nossos dias quase intocada na sua traça.

Para desfrutar dos encantos deste concelho um dia só não basta. Felizmente, a oferta
de alojamento é grande
e variada.

(cabrito guisado com batatas), o coelho de cachafrito, as mioladas, os fedelhos (doce de abóbora) ou a boleima de maçã. Desperto o apetite com estas iguarias, nada como rumar a um restaurante para saciar o dito. 

Aberto há 44 anos, o restaurante Sever tem como responsável Julieta Garraio, que o herdou do pai. Situado na margem direita do rio com o mesmo nome, na Portagem, o Sever oferece uma esplanada agradável para desfrutar em tempo de calor e uma sala quente e acolhedora, com uma enorme lareira, para os dias mais frios. Na cozinha confecionam-se pratos típicos alentejanos, como as migas, as açordas, o porco preto, a achigã e a tarte de castanhas.

Também na Portagem e aberto desde 1967, o restaurante Mil Homens, com gerência de Palmira Pires, tem raízes bem fundas na gastronomia regional alentejana, servindo pratos como o sarapatel, as migas, o ensopado de borrego, e inovando com o carpaccio de porco alentejano.

Dentro da vila, o restaurante da Pousada de Santa Maria é uma referência. Com uma vista espantosa sobre terras de Portugal e de Espanha, ali servem-se iguarias de fazer crescer água na boca, com destaque para a corvina à alentejana, o bacalhau recheado com presunto e puré de castanhas, a açorda alentejana, o sarapatel de cabrito e o doce de vinagre.

Moradas

O Poejo Boutique Hotel

Av. 25 de Abril, Nº 20, 7330-251 Santo António das Areias, Marvão - Tel.: 45 992 640

Quinta do Barrieiro

Reveladas cx. 10, 7330-336 Marvão

Tel.: 245 964 308

Quinta do Marvão

Vale de Ródão, 7330-151 Marvão

Tel.: 245 993 078

Restaurante Sever

Estrada Rio Sever, Portagem, 7330-347 Marvão - Tel.: 245 993 192

Restaurante Mil Homens

Rua Nova 14, Portagem, 7330-328
Marvão

Tel.: 245 993 122 

Restaurante da Pousafa de Santa Maria

Rua 24 de Janeiro 7, 7330-122 Marvão

Tel.: 245 993 20

 

Mais destinos