InXisto Lodges | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

InXisto Lodges

home-slider-top

Um turismo de eleição numa aldeia histórica.

Comece por traçar um percurso até Piódão, uma das Aldeias Históricas de Portugal. Se sair de Lisboa, conte com um pouco mais de 3 horas de caminho. A partir Porto, são cerca de 2h30.
Situada no concelho de Arganil, em plena serra do Açor (um prolongamento da serra da Estrela), bonita como poucas e magnífica em qualquer estação do ano, no inverno, quando neva, a aldeia apresenta um rosto alvo e invulgarmente sedutor, e na primavera, ao verde dos pinheiros que revestem a paisagem, junta-se o amarelo das giestas e o lilás das urzes num quadro de raro encanto. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição (surpreendentemente branca num povoado de escuro xisto), a capela de S. Pedro (padroeiro do Piódão e em honra do qual se fazem, a 29 de junho, as festas anuais da aldeia), a Capela das Almas, várias fontes e também o Núcleo Museológico do Piódão, onde estão expostos os costumes, as tradições e o modo de vida destas antigas paragens, são espaços a visitar. Mas o maior monumento, aqui, é o conjunto do casario, erguido nos socalcos talhados para a lavoura, qual escultura esculpida em xisto e ardósia que transforma esta aldeia numa verdadeira pérola negra das Beiras.

inXISTO LODGES
Depois de descobrir as belezas do Piódão, rume a outra aldeia que está a pouco mais de cinco quilómetros de distância, Chãs d'Égua, e que faz parte da freguesia do povoado que acabou de deixar.
É aí que vai encontrar o inXisto Lodges, um turismo rural de eleição (ou um descomplexo turístico, como se pode ler no respetivo site: http://inxisto.wixsite.com/turismo) que vale a pena conhecer, onde vale a pena permanecer para uns dias de dencanso garantido.
Erigidas entre as serras do Açor e da Estrela, as duas casas de xisto que compõem esta unidade turística – a Casa da Estrela e a Casa do Açor – estão imersas em ondulantes colinas verdes e rodeadas por socalcos de xisto das próprias montanhas. A sua construção conjuga técnicas tradicionais com uma arquitetura original e contemporânea (cujo projeto é da responsabilidade do arquiteto Pedro Durães Leite), proporcionando-lhes, por um lado, uma grande proximidade com a natureza e, por outro lado, conforto em qualquer época do ano, com todas as comodidades da vida moderna. Luís Carvalho, ex-fotojornalista, é o anfitrião e proprietário do inXisto Lodges, que abriu as portas em 2015. As duas casas de tipologia T1, com capacidade até quatro pessoas cada uma, oferecem interiores modernos e janelas grandes com deslumbrantes vistas panorâmicas.
Ambos os edifícios são autossuficientes e dispõem de kitchenettes totalmente equipadas e salamandras na sala de estar. Os hóspedes podem assim relaxar dentro de portas nas noites frias de inverno, enquanto desfrutam do agradável calor e assistem a um
programa na televisão ou bebem um bom copo de vinho para acompanhar dois dedos de conversa ou um jogo de salão. Devido à sua localização isolada e integrada na natureza, o inXisto Lodges é frequentemente visitado por pequenas raposas, que fazem parte do atrativo deste espaço tão especial.

ONDE COMER
O SOLAR DOS PACHECOS. Nesta casa rústica situada na aldeia do Piódão a aposta vai para os petiscos – de comer e chorar por mais, diga-se – que são servidos ao longo de todo o dia, tanto na sala interior como na esplanada. Queijinhos da região, bucho recheado com carne de porco e arroz, morcela e chouriço assados, pica-pau, moelas, broa de batata, queijadas de castanhas e bolo de mel fazem parte do menu. Além disso, neste espaço onde o xisto está à vista, nas paredes, funciona ainda uma loja de produtos regionais onde se pode adquirir mel de urze e rosmaninho, licores de mirtilo, castanha e cereja com canela, aguardantes de medronho e de marmelo, pantufas de pele de borrego, malas, chapéus e tapetes em pele, piões de madeira, bonecos e as típicas casinhas do artesanato local, entre muitos outros objetos
que prendem a atenção do visitante.

INFORMAÇÕES

inXISTO LODGES
C.M.1354 Chãs d'Égua, Piódão
Tel.: 967 081 988
Site: http://inxisto.wixsite.com/turismo

O SOLAR DOS PACHECOS
Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira
Tel.: 235 731 424

Mais destinos