Ilha da Madeira | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Ilha da Madeira

home-slider-top

A maravilhosa pérola do Atlântico

Localizada no oceano Atlântico, a cerca de mil quilómetros de Portugal Continental, a ilha da Madeira (cujo arquipélago é composto ainda pelas ilhas do Porto Santo, Desertas e Selvagens) possui paisagens deslumbrantes, feitas de montanhas, vales e de um mar cujo azul rivaliza com o do céu, e tem um clima subtropical que proporciona temperaturas amenas ao longo de todo o ano. Conhecida como a Pérola do Atlântico e Jardim Flutuante, nos seus 740 km2 de superfície há muito para ver, viver e explorar.

O fogo de artifício na baía do Funchal é um espetáculo deslumbrante e imperdível na passagem de ano.

VISITA GUIADA 

Câmara de Lobos.Pitoresca vila piscatória embelezada pelos xavelhas (barcos típicos) que pontuam a baía que se abre para o mar. É neste concelho que se encontra o Cabo Girão, que com os seus 580 metros de altitude é o promontório mais alto da Europa e o segundo mais alto do mundo.

Curral das Freiras. Freguesia que apresenta uma das paisagens mais impressionantes da ilha, situada num vale profundo, afastada do mar e guardada por altas montanhas.

Ribeira Brava. Uma das mais antigas localidades da Madeira, onde pode subir até à Encumeada, num percurso onde não faltam miradouros. Aproveite para apreciar a luxuriante vegetação da floresta Laurissilva, considerada pela Unesco, em 1999, como Património da Humanidade.

Ponta do Sol. Concelho com uma localização privilegiada junto ao mar e que é o mais quente da ilha e onde o sol brilha durante maior número de horas.

Calheta. Onde não faltam áreas balneares que convidam a momentos de descontração.

Porto Monis. Aqui, pode mergulhar nas belíssimas piscinas naturais da localidade, formadas por rocha vulcânica.

São Vicente. Faça uma visita às Grutas e ao Centro de Vulcanismo e ao Núcleo Museológico do Forno da Cal.

Santana. Conhecida pelas suas casas típicas, o Parque Temático e a zona das Queimadas.

Pico do Areeiro. O terceiro ponto mais alto da ilha (1818 m).

Machico. Descubra um dos seus atrativos: o miradouro do Pico do Facho, de onde se tem uma vista fabulosa sobre a baía.

Caniçal. Visite o Museu da Baleia, a Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental da ilha, e Porto da Cruz, para desfrutar das suas piscinas e da praia da Lagoa.

Ponta do Garajau. Na freguesia do Caniço, para apreciar a vista para as ilhas Desertas.

Funchal. Aproveite para visitar os seus magníficos jardins, museus e monumentos, fazer compras enquanto deambula pelas suas praças e ruas pitorescas, passear ao longo da promenade até ao porto da cidade, sair à noite para bares e discotecas ou simplesmente sentar- se num dos muitos cafés da marina para tomar uma bebida e apreciar as vistas.

A NÃO PERDER

Carros de cesto. É na localidade do Monte que se pode andar nos carros de cesto, uma das atrações mais conhecidas da Madeira. Estes carros são produzidos artesanalmente com vimes e madeira e dispõem de dois lugares sentados. São conduzidos e controlados por dois carreiros que utilizam as próprias botas, com grossas solas de borracha, como travões. A viagem entre o Monte e o Funchal tem dois quilómetros de percurso e faz-se em cerca de dez minutos. 

Levadas. As levadas são canais de irrigação que se encontram um pouco por toda a Madeira. A sua extensão é de cerca de 1500 km e é possível percorrê-las a pé, o que permite aceder ao coração da ilha onde se descobrem paisagens de cortar a respiração. Dos 0 aos 1862 metros a emoção é garantida! 

Gastronomia. As deliciosas iguarias gastronómicas madeirenses podem ser degustadas em quase todas as localidades da região. Algumas das especialidades mais apreciadas são o bolo do caco, a espetada de carne de vaca em pau de louro, o peixe-espada preto, a carne de vinho e alhos, o bife de atum, as lapas grelhadas, a sopa de moganga (abóbora), o gaiado (espécie de atum) de escabeche, a sopa de milho pisado e a sopa de trigo. O pudim de maracujá ou de papaia, a queijada madeirense e o bolo de mel, típico da época natalícia, imperam nas sobremesas. Nas bebidas, o destaque vai para o vinho Madeira, a poncha, a nikita e o licor tin tan tum, típico do Natal. A não esquecer também a variedade de frutos exóticos que a Madeira oferece, das anonas aos maracujás, passando pelas bananas, peros e abacates.

EVENTOS DE NATAL

É com a inauguração das iluminações decorativas, a 8 de dezembro, nas ruas da baixa do Funchal, que tem início ao programa das festas de Natal e de fim de ano. Tome nota dos eventos. 

> J Dia 8. Iluminação geral das decorações natalícias no Funchal e exibição de exposições alusivas à quadra na baixa da cidade do Funchal. 

> J Dia 23. Noite do Mercado. As ruas circundantes do Mercado dos Lavradores são ocupadas por diversos postos de venda abertos durante toda a noite e que apresentam variados produtos regionais, como flores, fruta, doces, sandes e bebidas típicas. Existe ainda um espetáculo de cânticos tradicionais de Natal e a participação de bandas de música e ranchos folclóricos. 

> J Dia 28. Corrida de São Silvestre. É uma das mais antigas provas desportivas do género na Europa e tem vindo a atrair inúmeros atletas do panorama nacional e internacional. 

> J Dia 31. Espetáculo de fogo de artifício. Esta é uma das mais importantes atrações turísticas da Madeira nesta época, tem uma duração de cerca de oito minutos e está distribuído por diversos postos de queima de fogo. Foi reconhecido internacionalmente, pelo Livro de Recordes do Guiness, em 2006, como "o maior espetáculo de fogo de artifício do mundo".

> J Dia 5 de janeiro. Cantar os Reis no Jardim Municipal. Espetáculo musical que marca o encerramento das festividades de fim de ano.

ONDE DORMIR 

The Vine Hotel - Rua dos Aranhas 27 - A, Funchal / Tel.: 291 009 000

Estalagem da Ponta do Sol - Quinta da Rochinha, Caminho do Passo 6, Ponta do Sol / Tel.: 291 970 200

Quinta do Furão - Achada do Gramacho, Santana / Tel.: 291 570 100


ONDE COMER

Il Gallo D'Oro - The Cliff Bay, Estrada Monumental, 147, Funchal / Tel.: 291 707 700

Tar Mar - R. do Portinho, 13, Jardim do Mar, Calheta / Tel.: 291 823 207

Amarelo - Lg. Manuel Alves, 2, Caniçal, Machico / Tel.: 291 961 798

Mais destinos