Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Destinos

Herdade da Comporta

home-slider-top

Para umas férias o estilo hippie-chic.

Entre os concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, a uma hora da capital, a natureza conspirou para formar quadros de paisagens idílicas, num local que dá pelo nome de Herdade da Comporta. São 12.500 hectares de área (espaço em que a cidade de Lisboa caberia com folga), debruados por 12 quilómetros de praia e rodeados por dunas, pinhais e arrozais a perder de vista, cujo alegre verde contrasta com o azul cristalino do mar, e que acolhem sete aldeias: Carrasqueira, Possanco, Comporta, Torre, Brejos da Carregueira, Carvalhal e Lagoas. Integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado, desde há muito que este spot de veraneio tem sido o local escolhido para as férias de famosos, de artistas, de magnatas, de cabeças coroadas da Europa. Sempre num registo low profile, naquele ambiente de conforto rústico com sabor a autenticidade. Nos últimos anos, no entanto, a Comporta começou a dar cada vez mais nas vistas e depois de ser incluída nas listas do Washington Post, da Forbes, da Lonely Planet e do Huffington Post como destino de eleição, a revista Condé Nast Traveler chamou-lhe, em 2015, a nova Croácia. Mas já antes esta publicação tinha feito artigos a enaltecer as qualidades da herdade, não poupando nos adjetivos para fazer deste um dos locais de sonho a nível mundial para se passar férias. Este ano, é o conceituado The New York Times que volta a colocar a Comporta nas bocas do mundo ao elaborar uma lista de 50 locais imperdíveis à volta do planeta e colocando o destino português em 25.º lugar. Segundo o jornal nova-iorquino, a Comporta tem um estilo hippie-chic, está deliberadamente subdesenvolvida e cheia de personalidades europeias famosas. Europeias e não só, pois a norte-americana Madonna passeou-se por lá com dois dos seus filhos não há muito tempo.

Cavalos, praias e porto. A Herdade da Comporta é um excelente destino para fugir à azáfama do dia a dia urbano. E aqui, atividades para descontrair é algo que não falta. Para quem gosta de equitação, a empresa Cavalos na Areia, localizada na aldeia da Torre, proporciona aos visitantes a descoberta deste paraíso natural em passeios a cavalo, que percorrem os areais com o mar como pano de fundo, os campos, os arrozais. Com dez animais muito dóceis, habituados a todos os tipos de cavaleiros, mesmo crianças e quem nunca tenha montado pode participar nestes tours. As praias são outro, senão o principal, polo de atração da Comporta. Neste troço de orla costeira com uma dúzia de quilómetros de extensão, estão classificadas três zonas balneares: a praia da Comporta, a do Carvalhal e a do Pego. Todas elas com os selos de Qualidade, Bandeira Azul e Praia Acessível; todas elas com areais brancos a perder de vista que convidam a grandes passeios à beira de um mar de águas sedutoramente azuis e transparentes. O porto Palafítico da Carrasqueira é um dos ex-líbris da região e também um dos seus locais mais visitados. Erigido na margem esquerda do estuário do Sado, está construído em estacas de madeira irregular, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. O local é tão bonito que costuma ser utilizado como cenário para produções fotográficas internacionais, como o fez o designer de sapatos Christian Louboutin, que ali fotografou uma das suas coleções.

Onde comer. Recentemente abriu portas a Pizzeria Nella Sabia, inserida no Pestana Tróia Eco Resort, um espaço que tem ao leme Elisabete Gonçalves e Paulo Mestre e cuja especialidade são as pizas de massa fina e estaladiça. Com uma carta simples, mas com um leque de sabores alargado, este é um restaurante para toda a família, onde também se servem pequenos-almoços, se desfruta de uma happy hour com bebidas para acompanhar deliciosos petiscos, tem um serviço de take away e faz entregas ao domicílio. Além disso, é possível encomendar uma Alcofa de Praia, um cesto recheado de delícias para saborear à beira-mar. Incontornável é também o restaurante S Pizzeria Nella Sabia al, eleito pela revista de viagens da Condé Nast, em 2015, como o melhor bar de praia do mundo. É enquadrado no imenso areal da praia do Pego e por um oceano a perder de vista que o Sal oferece o melhor peixe fresco dos nossos mares e outros típicos sabores locais e nacionais.

Aberta recentemente, a pizeria
nella sabia tem uma oferta
diversificada de prat os, cocktails
e at é alcofas com comida para levar
para a praia. para bom peixe fresco
e uma paisa gem deslumbrante, o sal
é o restaurante ideal

Onde dormir. Para dormir, uma boa opção são as Casas do Pego, três bonitas e simples casas rurais, a curta distância das praias do Pego e do Carvalhal, cada uma com dois quartos, uma kitchenette e zona exterior para refeições. A juntar a isso, vale a pena salientar que estão rodeadas por pinheiros e por muita, muita tranquilidade.

Às compras. Para quem gosta de fazer compras, a Comporta pode ser o local ideal para gastar algum dinheiro em lojas muito apetecíveis. É o caso da TM Collection, onde se podem adquirir coleções de roupa e decoração intemporais desenhadas e desenvolvidas sob a direção criativa de Teresa Martins. É também o caso da Rice, de Marta Mantero, onde estão à venda fatos de banho, túnicas e anéis, móveis, candeeiros e velas. Tudo muito chic. E é ainda o caso da Lavanda, uma antiga padaria agora transformada numa loja que vende roupas, acessórios e artigos de decoração.

INFORMAÇÕES

Cavalos na Areia
Estrada Nacional nº 261, km 6,
Torre, Comporta,
Tel.: 935 075 353

Pizzeria Nella Sabia
Pestana Eco Resort, Estrada
Nacional 253 /1 S/N, Carvalhal
Tel.: 963 666 685

Casas do Pego
Alameda da praia do Pego, Pego
Tel.: 915 424 660

TM collection
Largo de Sã o João, 3, 1º,
Comporta
Tel.: 265 497 540

Rice
Estrada Nacional 253, km 2,
Comporta
Tel.: 962 663 093

Lavanda
Largo de São João, 3, Comporta
Tel.: 919 247 490

Mais destinos