Funchal | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Funchal

home-slider-top

Natal e passagem de ano na capital do arquipélago da Madeira

Com um inverno com temperaturas amenas, uma veia cosmopolita, um património histórico que soma 600 anos de existência, excelentes infraestruturas turísticas, uma gastronomia deliciosa e uma oferta de múltiplas atividades culturais e de lazer, o Funchal, capital do arquipélago da Madeira, tem tudo para seduzir quem o visita.  Situado numa belíssima baía banhada pelo oceano Atlântico, na costa sul da ilha, o Funchal é o destino escolhido por muitos durante o mês de dezembro, quando a cidade se veste a preceito para viver a quadra natalícia. Mas dessas festividades já lhe falaremos. Para já, venha connosco descobrir alguns dos pontos mais interessantes deste concelho madeirense.
JARDIM BOTÂNICO. Um dos mais belos jardins da região, com maravilhosas vistas sobre a cidade, localizado na Quinta do Bom Sucesso, datada de 1881 e propriedade da família Reid, que criou o jardim como o seu parque privativo. Hoje, a propriedade é aberta ao público. O jardim, com uma área de 80.000 m², alberga uma fascinante coleção de espécies de variadíssimas plantas, uma zona de pesquisa e conservação, um Museu de História Natural e tem um teleférico que o liga à Freguesia do Monte.
TELEFÉRICO. No século XX, a ligação entre o Funchal e o Monte era realizada por um comboio a vapor. Hoje a subida faz-se através do teleférico. Localizado na Zona Velha da cidade, este meio de
transporte que movimenta 800 pessoas por hora tem um total de 39 cabines de sete lugares cada. A viagem é feita em cerca de 15 minutos, com um desnível de 560 metros que permite observar a cidade de uma perspetiva única.
IGREJA N. SRª DO MONTE. Construída sobre os alicerces de uma primitiva ermida do século XV, este edifício foi posteriormente ampliado por exigência do culto e devido ao aumento de número de fiéis, mas destruído em 1748 por um terramoto. Concluída em 1818, esta belíssima igreja é o local de peregrinação mais importante da Madeira, com animadas romarias.
COMPLEXO BALNEAR DOCA DO CAVACAS. Anteriormente conhecido por Poça do Gomes, está localizado a poucos metros da famosa Praia Formosa. Com uma área de solário pequena e encantadora, o Doca do Cavacas tem acesso direto ao mar, assim como fantásticas piscinas de origem vulcânica.
MERCADO DOS LAVRADORES. Num edifício que data de 1940 vendem-se dos melhores produtos da Madeira, numa mistura perfeita de cores e aromas. Vale a pena fazer aqui uma pausa para degustar algumas dos melhores frutos e produtos frescos da ilha ou um simples café na esplanada do último piso.
ZONA VELHA. Com estreitas ruas de calçada e fachadas de casas antigas, constitui uma zona histórica de grande valor arquitetónico e patrimonial, onde se encontram alguns restaurantes tradicionais integrados em antigas casas de pescadores e residências do século XVIII. As ruas e pátios são acolhedores e é aqui onde atualmente se concentra a maior oferta de bares e animação noturna. Com as suas portas pintadas por artistas locais e estrangeiros, representa uma das facetas da cultura e arte urbana da cidade.

QUADRA NATALÍCIA
É com a inauguração das iluminações decorativas, a 8 de dezembro, nas ruas da baixa do Funchal, que tem início o programa das festas de Natal e de fim de ano.
No dia 23, o foco está na Noite do Mercado. As ruas circundantes do Mercado dos Lavradores são ocupadas por postos de venda abertos durante toda a noite e apresentam variados produtos regionais, das flores às bebidas típicas. Ouvem-se cânticos de Natal, bandas de música e atuam vários ranchos folclóricos.
Dia 31, é tempo para uma das mais importantes atrações turísticas da Madeira nesta época: o espetáculo de fogo de artifício, que tem uma duração de cerca de oito minutos e está distribuído por diversos postos de queima de fogo. É de uma beleza ímpar.

Mais destinos