Craveiral Farmhouse | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Craveiral Farmhouse

home-slider-top

craveiral-Farmhouse

Instalado num antigo campo de cravos, na freguesia de São Teotónio, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, na Costa Alentejana, o Craveiral Farmhouse é a combinação perfeita entre a ligação à natureza e o conforto da vida moderna. As 38 casas que compõem o Craveiral Farmhouse, com as suas várias tipologias, criam uma pequena aldeia dentro da aldeia.

A cerca de 2h30 de Lisboa e quase o dobro do tempo do Porto, foi inaugurado este ano, na Costa Alentejana, um novo conceito de alojamento que dá pelo nome de Craveiral Farmhouse, dos proprietários Pedro Franca Pinto (advogado), Luís Capinha (designer gráfico) e João Canilho (empresário). Instalado num antigo campo de cravos (é daí que vem o nome do empreendimento), na freguesia de São Teotónio, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, entre a serra e o oceano, o Craveiral é a combinação perfeita entre a beleza da natureza e o conforto da vida moderna, entre o luxo e a simplicidade. Aqui, num terreno com nove hectares, em 4% do espaço erguem-se 38 casas, divididas por quatro núcleos e com diferentes tipologias (estúdios, casas com um quarto e casas com dois quartos), que criam uma pequena aldeia dentroda aldeia. Todas elas estão harmoniosamente pintadas de branco e todas elas estão decoradas com bom gosto e elegância, oferecendo todas as comodidades que fazem com que os hóspedes se sintam em casa, confortáveis e aconchegados. Oferecendo também a autonomia e a privacidade só possíveis em casas independentes e o privilégio de se sentirem apoiados em tudo o que necessitarem. Mas no Craveiral Farmhouse o que conta é viver, mais do que simplesmente estar. Este espaço onde o tempo corre à velocidade de cada um, onde se respira paz e sossego, onde a hospitalidade se descobre no primeiro segundo em que ali se chega, onde há sempre alguma coisa para fazer (mesmo que seja não fazer nada, se essa for a opção), tem muito mais para oferecer do que apenas alojamento. Logo à entrada surge o restaurante deste turismo rural, um projeto do arquiteto Tiago Silva Dias (responsável pelos restaurantes Alma e Tapisco, do chef Henrique Sá Pessoa, em Lisboa).

Aqui, o conceito é farm-to-table, com ingredientes vindos da horta e cozinha baseada no receituário regional. Existe uma lareira no meio da sala e ainda um forno a lenha para a preparação de pão e pizas. No exterior, ao passear pela quinta, descobrem- se uma horta e um pomar cultivados segundo os preceitos da cultura biológica, e uma zona dedicada aos animais, que os hóspedes podem alimentar enquanto ali estiverem. Burros, cavalos, porcos selvagens e cabras são alguns dos inquilinos deste espaço que esperam pela visita de quem os queira mimar. De salientar que neste turismo rural os animais de estimação quem para ali vai passar uns dias são bem-vindos. Para entreter os hóspedes mais novos o Craveiral organiza diversas atividades lúdicas, como caças ao tesouro, andar de trator ou preparar pizzas.

Mas há mais: duas piscinas exteriores para os dias de calor e, para quando o tempo começa a arrefecer, uma piscina interior integrada no centro de bem-estar, que também conta com banheira de hidromassagem, sauna revestida a cortiça, jacúzi, banho turco e duas salas com máquinas de fitness. Por fim, mas não menos importante, existe ainda um centro de interpretação da natureza.

ONDE COMER
O SARGO. Situado junto à praia do Monte Clérigo, em Aljezur, este é um dos restaurantes mais antigos da localidade e em 2017, após vários anos de encerramento, voltou a abrir portas totalmente renovado. Em todos os aspetos. Com uma decoração moderna e arejada, deixou os petiscos tradicionais de lado para se dedicar a uma ementa mais elaborada, com opções frescas, deliciosas e saudáveis. Na carta há espetada de atum com arroz de limão, ceviche de corvina, arroz negro de vieiras, tártaro de salmão, wok de vegetais, risoto de abóbora, saladas variadas e torta de batata-doce, o tubérculo estrela de Aljezur. Além disso, há também boa música, bom ambiente e gente gira.

AZENHA DO MAR. É na praia da Azenha do Mar, São Teotónio, que este restaurante, que adotou o nome da terra onde se instalou satisfaz os paladares das muitas gentes que o procuram. Mudou de gerência há poucos meses, mas não mudou mais nada (nem a decoração), mantendo-se uma referência a nível gastronómico na Costa Alentejana, sobretudo para quem gosta de peixe e marisco com uma relação qualidade/preço muito apelativa. A sapateira, o arroz de marisco, o arroz de tamboril, a feijoada de marisco e a caldeirada de peixe à moda da casa são algumas das especialidades. Mas há pratos novos a experimentar, como a carne de porco com amêijoas ou camarão com natas. Tome nota: não aceitam reservas e a afluência costuma ser muita.

INFORMAÇÕES
CRAVEIRAL FARMHOUSE
E.M. 501, Km 4, Quinta do Craveiral,
São Teotónio, Odemira
Tel.: 918 100 837

O SARGO
Praia do Monte Clérigo, Aljezur
Tel.: 912 995 839

AZENHA DO MAR
Praia da Azenha do Mar, São Teotónio
Tel.: 282 947 297

Mais destinos