Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Destinos

Crato

home-slider-top

Uma vila que vale a pena visitar

A pouco mais de vinte quilómetros da cidade de Portalegre, para Oeste, surgem as casas brancas, com barras pintadas de amarelo forte, do Crato. Serena, bonita e bem preservada, a vila é sede de concelho e tem uma história rica e muito antiga.

Fundada pelos cartagineses, há mais de 2000 anos, por volta de 60 a.C., o Crato foi conquistado pelos romanos, que remodelaram e organizaram o castelo aí existente, estabelecendo nele uma base militar e um centro político e administrativo. Em 706, os mouros apoderaram-se deste território, até D. Afonso Henriques o ter conquistado definitivamente em 1160. Em 1232 o Crato foi doado à Ordem dos Hospitalários, em 1340 ver-se-ia engrandecido com a construção do magnífico complexo do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e a partir do século XIV torna-se uma das mais importantes vilas do Alentejo a nível militar e religioso.

Hoje, ao visitar o Crato, não deve perder:

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.
O conjunto é constituído por um paço acastelado, uma igreja-fortaleza gótica e manuelina, e ainda pelas dependências conventuais quinhentistas. Hoje, o monumento requalificado integra uma pousada, o Posto de Turismo Municipal, uma galeria de exposições temporárias e concertos, uma sala lúdica e um núcleo museológico do Museu Nacional de Arte Antiga.


Capela de N. Sr.ª do Bom Sucesso.
Mandada construir em 1755 para os presos da antiga cadeia em frente assistirem aos serviços religiosos, destaca-se pela harmonia da arquitetura e da decoração.

Megalitismo
Por toda a região há diversos monumentos megalíticos visitáveis que comprovam a antiguidade destas paragens, como a Anta da Espanadeira, a necrópole megalítica do Vale d’Anta, a Anta do  Couto dos Enchares e a Anta dos Penedos de S. Miguel, entre outras.


Onde dormir


Pousada mosteiro do crato
Foi edificada no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e faz parte dos Small Luxury Hotels of the World. Este hotel de luxo foi pensado para acolher quem o visita da forma mais agradável e discreta: a sala da lareira e a sala de bilhar tornam o descanso num verdadeiro prazer estético. A piscina, o terraço soalheiro e os jardins tranquilos garantem toda a privacidade à estadia dos hóspedes. O spa oferece um menu exclusivo, com tratamentos de rosto e corpo. Os quartos distribuídos pelas duas alas da pousada, possuem uma decoração moderna, cores acolhedoras e mobiliário de madeira escura. O local ideal para um fim de semana romântico a dois, para comemorar o Dia dos Namorados.


CorkHills Farmhouse
Erguendo-se numa planície alentejana muito tranquila, este monte é perfeito para relaxar e fugir da azáfama da cidade. A casa renovada recentemente é acolhedora, com a traça típica da região. Com seis quartos disponíveis, três casas de banho, lareira e piscina, é o espaço ideal para famílias ou grupos de amigos.

Onde comer


Restaurante da Pousada Mosteiro do Crato
Situado na parte antiga do edifício, neste restaurante a oferta gastronómica tem por base a cozinha tradicional alentejana. Cabeça de xara, coelho em vinagrete, robalo com migas de couve-flor e o doce conventual tecolameco, são experiências a não perder.

A mercearia
Este é um espaço que pretende aliar o prazer da degustação dos produtos regionais aos sabores tradicionais do Alto Alentejo. Podem-se provar bons queijos, enchidos e vinhos, mas também sopas e outros pratos com mais substância. E adquirir para levar para casa os produtos de que mais gostar.

INFORMAÇÕES

Pousada Mosteiro do Crato (e Restaurante)
Mosteiro da Flor da Rosa, Crato; Tel.: 245 997 210

CorkHills Farmhouse
Monte da Pedra, Crato; Tel.: 911 797 395

A Mercearia
R. José Maria Casqueiro, 6, Crato; Tel.: 245 997 295

Mais destinos