Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Alimento Autêntico

Tomate Mini

home-slider-top

Ideal para levar e saborear em qualquer lugar

Sabe-se que o tomate é originário da América e alguns atribuem o seu cultivo e origem à civilização Inca do antigo Peru, mas outros creem que é originário do México e que foi “domesticado” pelos Astecas. Certo é que a sua introdução na Europa se deu graças aos conquistadores espanhóis, que trouxeram as sementes para Espanha no século XVI e daí as difundiram através das trocas comerciais. Entre as muitas e deliciosas variedades de tomate, os mini vão ganhando cada vez mais espaço na preferência dos consumidores. O  tomate mini, na sua composição muito semelhante ao tomate comum, praticamente não necessita de preparação. Doce e pequeno, basta lavá-lo bem em água corrente e transforma-se num ótimo snack para comer em qualquer lado, a qualquer hora do dia, ou mesmo para incorporá-lo nas mais variadas receitas para lhes dar um toque muito especial.

NAS LOJAS CONTINENTE
Nas lojas Continente pode encontrar as seguintes variedades de tomate mini:

CHERRY SWEET
Mais doce não há, num tomate a explodir de sabor. A conjugação da doçura com a acidez faz com que o tomate mini Cherry Sweet Continente Seleção tenha um sabor
distinto, que alia a uma textura crocante. Um exclusivo Continente.

CHERRY CACHO
Muito saboroso, o cherry cacho imprime um toque especial aos mais variados pratos, podendo também ser apresentado no próprio cacho como ornamento.

CHERRY AMARELO
Variedade de cor amarela cítrica, selecionada pelo seu sabor doce. Surpreendente!

MINI CHUCHA VERMELHO
Uma variedade do tomate chucha em miniatura, com um sabor intenso.

CHERRY TRIMIX
Um mix de três variedades de mini tomate. Doces e suculentos, estes tomates mini são ideais para dar cor e sabor aos seus pratos.

BENEFÍCIOS
O tomate é um alimento que nos fornece um teor considerável em licopeno, um antioxidante natural, responsável pelo tom encarnado vivo do fruto maduro. Pelo seu elevado teor em água (93,5%), poderá ajudar a manter a hidratação nos dias mais quentes e, pela sua riqueza em fibra, ajudá-lo-á a sentir-se saciado durante mais tempo.
Além disso, este fruto contribui ainda para a manutenção de uma pressão arterial normal.

CARACTERÍSTICAS
-Baixo valor energético
-Rico em fibra
-Baixo teor em açúcares
-Fonte de vitamina C
-Fonte de potássio
-Elevado teor em água (93,5%)

SUGESTÃO DE RECEITA
BRUSCHETTA DE TOMATE CHERRY,  MOZARELA E MANJERICÃO

4 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre balsâmico
200 g de bolinhas de queijo mozarela
20 tomates cherry
manjericão fresco q.b
sal q.b
pimenta fresca q.b
4 fatias de pão tipo alentejano
2 dentes de alho
100 g de rúcula


• Coloque 3 c. sopa de azeite e o vinagre balsâmico num recipiente e envolva tudo muito bem. • Corte o queijo e o tomate em metades e junte-as ao preparado anterior.
• Adicione o manjericão e tempere com sal e pimenta. • Leve o pão ao grill do forno até ficar ligeiramente tostado de ambos os lados. • Abra os dentes de alho ao meio,
esfregue-o no pão tostado e de seguida regue-o com o restante azeite. • Coloque o preparado de queijo e tomate no topo de cada fatia e sirva-as com a rúcula e manjericão.

SIGA AS SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
1. Como escolher
Prefira o tomate de pele lisa e suave ao tato, sem fi ssuras e manchas visíveis, limpo e consistente. Uma vez que o tomate continua a amadurecer depois de colhido, a intensidade da cor vermelha é um bom indicador do grau de maturação.

2.Como conservar
Deve guardar o tomate à temperatura ambiente (nunca guarde tomate verde no frigorífico, pois o frio destrói o seu sabor e trava o processo de amadurecimento). O tomate maduro pode guardar-se no frigorífico, no máximo durante uma semana. pode congelá-lo, secá-lo ou conservá-lo em molho.

3.Como consumir
Em fresco: saladas, cocktails, sopas frias (gaspachos) e sumos naturais. Cozinhado: em refogados, caldeiradas, arroz, estufados, guisados, assados, em molhos, sopas, guarnições, doces para sobremesas ou compotas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
Composição por cada 100 g de parte edível de tomate:

ENERGIA: 19 kcal
ÁGUA: 93,5 g PROTEÍNA: 0,8 g
GORDURA: 0,3 g
HIDRATOS DE CARBONO: 3,5 g
FIBRA ALIMENTAR: 1,3 g
ÁCIDOS GORDOS MONOINSATURADOS: 0,1 g
ÁCIDOS GORDOS POLINSATURADOS: 0,2 g
ÁCIDO LINOLEICO: 0,2 g
VITAMINA A: 85 μg
CAROTENO: 510 mg
TIAMINA: 0,050 mg
RIBOFLAVINA: 0,030 mg
NIACINA: 0,60 mg
VITAMINA B6: 0,14 mg
VITAMINA C: 20 mg
SÓDIO: 13 mg
POTÁSSIO: 253 mg
CÁLCIO: 11 mg
FÓSFORO: 17 mg
MAGNÉSIO: 11 mg
FERRO: 0,7 mg
ZINCO: 0,1 mg

Mais alimentos