Noz | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Alimento Autêntico

Noz

home-slider-top

Um fruto seco rico em sabor e nutrientes

Nas lojas Continente todas as nozes com casca que tem à sua disposição são nacionais.
A nogueira (Juglans regia), árvore que produz a noz, terá tido a sua origem na Pérsia (atual Irão), segundo alguns autores, ou na China e Japão, segundo outros. Dispersou-se depois até à Grécia e deste país para Itália e restante continente europeu. O fruto da nogueira, a noz, tem uma forma arredondada ou ovóide, possui uma casca dura, resistente, rugosa e com coloração acastanhada, coberta por outra casca, verde, que se desprende quando o fruto está formado. No seu interior encontra-se a semente (a parte comestível), dividida em duas ou quatro células, de textura oleaginosa e um sabor adocicado muito particular e agradável.

ÁREA DE PRODUÇÃO
A nível mundial, os maiores produtores de noz são a China, a Índia, a Turquia, o Irão, os EUA, a Itália e a França. O cultivo deste fruto seco em Portugal encontra-se disperso um pouco por todo o país, a área de cultura é superior a 3150 hectares e a produção anual ultrapassa as 4500 toneladas.
Os pomares ordenados assumem maior importância nas regiões de Trás-os-Montes e Alentejo, havendo também produção nas regiões da Beira Litoral, Ribatejo e Oeste. A produção de noz apresenta diversas variedades cultivadas, como são os casos, por exemplo, da Chandler, Tulare, Lara, Howard, Serr, Pedro, Hartley e Franquete.

COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO
Num bom ano de colheita, uma nogueira adulta pode produzir até 15 quilos de nozes. Após colheita, as nozes são retiradas da casca verde por ação mecânica, sendo depois lavadas com água corrente. Seguidamente, estas são secas por meio de ar quente até atingirem o percentual de humidade ideal para o seu consumo e conservação. Depois de secas, as nozes são calibradas e selecionadas, terminando o processo com o embalamento final. A campanha das nozes nacionais arranca em inícios de outubro e termina em meados de dezembro. Além do fruto inteiro, é possível encontrar nas lojas Continente miolo de noz metades ou miolo de noz pedaços.

BENEFÍCIOS
Este fruto característico do outono e inverno destaca-se não só pelo seu sabor e textura mas também pelos seus nutrientes e respetivos efeitos benéficos na saúde, o que o torna num alimento interessante para consumir:

  • Segundo o Regulamento n.º 432/2012, da Comissão Europeia, o consumo diário de 30g de nozes contribui para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos.
  • As nozes apresentam ainda uma elevada quantidade de magnésio, fundamental para a manutenção de ossos, e de potássio, que contribui para o normal funcionamento muscular. O seu teor considerável em ferro contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos, para o normal funcionamento do sistema imunitário e da função cognitiva. De salientar ainda o seu elevado teor em ácido fólico, que contribui para o processo de divisão celular.
  • Este fruto oleaginoso, que assim se designa pelo elevado conteúdo em gorduras (de boa qualidade), é também uma excelente fonte de fibra e vitamina B6.

ALIADA NA BELEZA E NÃO SÓ
Além da sua utilização na alimentação e dos reconhecidos benefícios para a saúde, a noz e a nogueira destacam-se ainda pela sua ampla utilização como ingredientes de produtos de beleza. Não só o óleo, que entra na composição de inúmeros cremes e sabonetes, mas também as folhas, que são muitas vezes utilizadas para fazer champôs que escurecem o cabelo e combatem a sua queda. As infusões de folhas podem ainda ser utilizadas como repelente de insetos. O óleo das nozes pode ser utilizado como óleo alimentar, como combustível ou como base de tintas e corantes. A madeira da nogueira está entre as mais nobres, apresentando a mesma dureza do carvalho, mas mostrando-se muito mais fácil de trabalhar.

COMO ESCOLHER
Se preferir nozes com casca, escolha as que estiverem intactas e sem manchas e prefira sempre as mais pesadas, pois isso é indicador de frutos mais suculentos. Se preferir nozes descascadas, escolha as que estiverem intactas, sem manchas ou sinais de humidade.

COMO CONSERVAR
As nozes com casca devem ser guardadas em local fresco e seco e protegidas da humidade. As nozes sem casca devem ficar longe da luz, acondicionadas em sacos de vácuo ou em frascos hermeticamente fechados.

COMO CONSUMIR
A noz é um alimento que pode ser ingerido ao natural como aperitivo ou utilizado na confeção de bolos, sobremesas, saladas e pão.

Mais alimentos