Facebook Novilho Limousine | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Alimento Autêntico

Novilho Limousine

home-slider-top

Uma carne delicada e deliciosa

A raça Limousine é originária de França, estando em Portugal desde os meados do século passado. Devido à sua elevada rusticidade e docilidade, esta raça adaptou-se facilmente às condições naturais existentes em Portugal, sendo atualmente das mais utilizadas em linha pura e no cruzamento com outras raças. É também uma raça com um elevado rendimento cárnico. Os animais caracterizam-se por terem uma pelagem num tom castanho-dourado com uma coloração mais clara em redor dos olhos e focinho.

UMA CARNE TENRA E DELICIOSA
A carne da raça Limousine apresenta pouca gordura, o que lhe confere um aspeto brilhante e uma textura fina, delicada, suave e tenra e um sabor delicioso.

CERTIFICAÇÃO

  • A carne de novilho Limousine vendida no Continente é 100% nacional e certificada desde a origem.
  • No Caderno de Encargos desenvolvido, está previsto trabalharmos com animais de raça pura e com animais cruzados de Limousine (pai da raça Limousine registado no Livro Genealógico da raça e a mãe de outra raça), o que permite que os animais nascidos estejam mais adaptados às condições edafoclimáticas do nosso país, podendo por isso produzir uma carne de melhor qualidade.
  • A seleção de uma entidade certificadora para controlar o processo (CERTIS) garante que as condições exigidas no Caderno de Encargos desenvolvido para o efeito são cumpridas ao longo de toda a cadeia produtiva (do campo até à loja e, finalmente, até à mesa do consumidor).

BENEFÍCIOS DO CONSUMO
PRODUÇÃO DE ENERGIA. Algumas vitaminas do complexo B, presentes na carne de novilho, contribuem para a produção de energia no organismo.
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO. A vitamina B12, de que é fonte, além de essencial ao sistema nervoso, auxilia no processo de metabolismo de aminoácidos.
MANUTENÇÃO DOS OSSOS E MÚSCULO. As proteínas da carne são essenciais para o crescimento e manutenção da massa muscular.
AÇÃO ANTIOXIDANTE. O zinco presente nesta carne é um mineral com ação antioxidante, uma vez que ajuda na prevenção das oxidações celulares indesejáveis.
SAÚDE DO CORAÇÃO. Sendo fonte de potássio, pode ajudar a manter os níveis normais de pressão arterial. Opte por cortes mais magros e proteja a saúde do seu coração.

SIGA AS NOSSAS SUGESTÕES

COMO ESCOLHER
Ao comprar Limousine deve ter em conta alguns aspetos, como:

  • A sua carne deve ser firme, com textura fina e de cor vermelha intensa e com brilho.
  • Deve ter pouca gordura (aspeto brilhante e limpo).
  • Não deve apresentar alteração de cor ou aspeto queimado.

COMO CONSERVAR
Deve ser mantida a uma temperatura constante de 2ºC, para garantir a qualidade de conservação ótima do produto, aconselhando-se o seu transporte em sacos isotérmicos para evitar oscilações de temperatura. Quando comprar a carne, deverá armazená-la no frigorífico, de preferência na embalagem original, pois assim terá sempre a noção da data da sua validade. Depois de descongelada, não é aconselhável voltar a congelá-la, pois perde muitas características organoléticas. Deve retirar a carne do congelador um dia antes de consumi-la e colocá-la na última prateleira do frigorífico, minimizando assim a proliferação microbiana. A congelação não deve ultrapassar os três meses e aconselha-se a colocar etiquetas com o nome da peça e colocar a data de congelação.

COMO CONSUMIR
Dependendo da peça que adquiriu, esta carne deve ser consumida da forma mais natural possível, para que possa apreciar o seu sabor.
Deixamos algumas sugestões das peças mais indicadas para cada aplicação culinária:

  • ASSAR: costeletas, nervo do ganso, alcatra, ganso, acém comprido, espelho da pá, agulha.
  • GRELHAR E FRITAR: lombo, vazia, alcatra, costeletas, chã de fora, rabadilha, pá.
  • ESTUFAR: cachaço, chambão, acém, peito.

As peças nobres do traseiro são mais utilizadas para bifes e as mais valorizadas:

  • STROGONOFF: alcatra, pojadouro.
  • FONDUE: lombo, alcatra.

Aconselha-se a temperar a carne Limousine apenas com sal marinho e deixá-la repousar por cerca de 5 minutos à temperatura ambiente. Desta forma, vai realçar o verdadeiro sabor natural dos bifes no momento de os grelhar ou fritar.

Mais alimentos