Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Alimento Autêntico

Meloa

home-slider-top

Meloa

Originária da Ásia, já conhecida na China mil anos antes de Cristo, a meloa, parente da abóbora, do pepino e da melancia, é um dos frutos que mais apetece nos dias quentes de verão. E oferece argumentos inquestionáveis para isso: é sumarenta, hidratante (possui 92,1 g de água por cada 100 g), doce, aromática, macia e carnuda. E, além de poder ser consumida ao natural (a forma mais comum de degustar este fruto), é possível integrá-la nas mais variadas receitas, que ganham um toque distinto e irresistível com o seu delicado sabor.

Variedades

Existem inúmeras variedades de meloa, com cascas e polpas diferentes, quer na cor, quer na textura e aroma. Destacamos de seguida as mais conhecidas:
-Meloa Gália: fruto arredondado, pequeno, com casca reticulada que vai do verde-amarelado ao amarelo, polpa branca-esverdeada e macia, com aroma marcante.

-Meloa Cantalupe : fruto redondo, com casca de cor verde clara ou ligeiramente cinzenta, com estrias de cor verde com tons amarelados (quando está bem madura), polpa cor de salmão, macia e bastante aromática, sobretudo quando atinge a maturação.

A variedade mais comercializada em Portugal é a meloa Gália. Nas lojas Continente, só comercializam na campanha nacional as variedades tradicionais com polpa macia, muito sumarenta e doce para comer à colher. A variedade Cantalupe possui polpa laranja e textura mais firme, para comer à fatia.

Benefícios

Apesar de doce, a meloa é um fruto com um baixo teor de açúcares e com baixo valor energético e possui também um alto teor de água, o que faz dela um alimento excelente para hidratar nos dias quentes de verão. Além disso, é rica em vitamina C, um antioxidante importante para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, sobretudo em alturas em que a exposição ao sol é maior. Por ser também fonte de vitamina A contribui para a manutenção de uma pele normal.

Curiosidade

O jornal The Independent noticiou, em março passado, que duas meloas da variedade Yubari King foram vendidas no Japão por cerca de 25 mil euros. A Yubari King, que é o resultado do cruzamento entre duas variedades de meloa, só pode ser produzida na região de Yubari, no Japão. Ainda segundo o jornal, a quantia exorbitante que os dois frutos atingiram deve-se à sua doçura.

Picolés de meloa

Miúdos e graúdos vão adorar estes picolés fresquinhos com sabor a meloa. Fique com a receita:

Ingredientes
2 meloas, açúcar q.b., ⅓ chávena de água.

Preparação
Retire as sementes e a casca às meloas, corte-as em pedaços e triture a polpa num liquidificador, juntamente com o açúcar e a água. Ponha o preparado
em formas de gelado e leve-as ao frio por cerca de 12 horas.

Informação nutricional

(Composição por cada 100 g de parte edível de meloa)

Energia: 20 kcal
Água: 92,1 g
Proteína: 0,6 g
Hidrat os de Carbono: 4,2 g
Ácidos orgânicos: 0,40 g
Fibra alimentar : 0,9 g
Vitamina A: 167 μg
Caroteno: 1000 mg
a-tocoferol: 0,10 mg
Tiamina: 0,040 mg
Riboflavina: 0,020 mg
Niacina: 0,60 mg
Vitamina B6: 0,11 mg
Vitamina C: 26 mg
Folat os: 5,0 μg
Cinza: 0,68 g
Sódio: 8,0 mg
Potássi o: 210 mg
Cálcio: 20 mg
Fósforo: 13 mg
Magnésio: 11 mg
Ferro: 0,3 mg
FONTE: Tabela da Composição dos Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Experimente esta deliciosa receita com meloa

Ingredientes
½ meloa Gália, ½ meia meloa Cantalupe, sal e pimenta q.b., 1 c. sopa de vinagre balsâmico, 1 embalagem de queijo mozarela em fatias, 1 embalagem de presunto em fatias

Preparação
Descasque as meloas, retire-lhes as pevides, corte-as em palitos finos e tempere-os com sal, pimenta e o vinagre balsâmico. Reserve. Corte as fatias do queijo mozarela ao meio. Numa superfície, estenda as fatias de presunto e cubra-as com o queijo. Nas pontas de cada fatia coloque cerca de 6 palitos de meloa e comece a enrolá-las, para fazer rolos semelhante aos do sushi. Apare as pontas com uma faca. Sirva os rolos sobre uma cama de salada à escolha. Pode empratar individualmente ou todos juntos numa travessa.

A Escola de Frescos Continente

1. Como escolher
Independentemente da variedade, escolha as meloas mais pesadas proporcionalmente ao seu tamanho, com casca bem firme, sem fendas e com aroma agradável.


2. Como conservar
Pode colocar este fruto na fruteira, à temperatura ambiente, ou, depois de aberto, guardá-lo no frigorífico, envolvido em película aderente, onde se mantém
durante uma semana.


3. Como consumir
A forma mais comum de consumir meloa é ao natural (corte-a ao meio e coma-a com a ajuda de uma colher ou então corte-a em fatias). Mas este fruto também é delicioso quando usado em doces, sobremesas, gelados, sumos, batidos, saladas e compotas. E combina muito bem com presunto e figos frescos.

Mais alimentos