Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Alimento Autêntico

Maçãs

home-slider-top

Uma por dia, nem sabe o bem que lhe fazia...

É um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que se tem conhecimento. Das
entradas às sobremesas, pela sua versatilidade a maçã é incluída nas mais variadas receitas, sejam simples ou requintadas. Excelente ao natural, é um bom snack para acalmar o apetite entre refeições. Gosta de sabores salgados e combina bem com camarão, salmão, queijos e saladas de vegetais. Fatiada e salteada em manteiga ou esmagada em puré é um bom acompanhamento de carnes de porco e caça. Tal como o tomate e o pimento, também a maçã pode ser recheada com carne picada, oferecendo desta forma um paladar diferente e original. Ralada, dá textura a molhos com leite ou natas. Quanto a sobremesas, não faltam alternativas, desde a sempre apreciada maçã assada no forno, com canela e vinho do Porto, a tartes, bolos e crumbles. Já as compotas e geleias deste fruto são essenciais para dar um gostinho especial ao pequeno-almoço e ao lanche de crianças e adultos. Além disso, a maçã também dá cartas no mundo das bebidas, quando a sua polpa é transformada em sumo ou quando o seu sumo, depois de fermentado, se transforma num vinho doce e de baixo teor alcoólico conhecido como sidra ou quando a cidra se transforma em Calvados, um afamado brandy de origem francesa.

Variedades

Nas lojas Continente pode encontrar, entre outras, as seguintes variedades de maçãs:

BRAVO-DE-ESMOLTE

Autóctone da região de Esmolfe, na Beira Alta, possui uma polpa branca, macia, suculenta, doce e com excelentes qualidades gustativas, aroma intenso, agradável e bastante sui generis.

GOLDEN

Originária dos EUA, a sua polpa é fina, suculenta, consistente, acidulada e equilibrada, agradavelmente perfumada com muito boa qualidade.

GRANNY SMITH

Oriunda da Austrália, tem uma polpa branca, fina, consistente, muito suculenta, pouco doce, acidulada, discretamente aromática e farinhenta quando madura.

REINETA

Oriunda de França, possui uma casca rugosa e castanho-avermelhada. A polpa, de sabor doce e com tendência à farinação, é de coloração amarela.

ROYAL GALA

Proveniente da Nova Zelândia, a sua polpa é fina, doce, aromática, pouco acidulada e perfumada com elevada qualidade.

STARKING

Procedente dos EUA, a sua polpa é fina, de um tom branco-creme, suculenta, consistente, doce, aromática, pouco acidulada, muito agradável e perfumada com elevada qualidade.

Benefícios

A expressão inglesa an apple a day keeps the doctor away (uma maçã por dia mantém o médico à distância) e a portuguesa “uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia” têm a sua razão de ser: de facto, vários estudos demonstram que este fruto possui uma grande variedade de efeitos benéficos para a saúde.
Pela riqueza de nutrientes, a maçã possui propriedades benéficas a nível cardiovascular. Apresenta ainda um bom nível de fibras, principalmente pectina, que estimula a atividade intestinal. Pouco calórica, e com um notável teor de água, a maçã tem também propriedades hidratantes.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
(Composição por cada 100 g de parte edível de maçã com casca)
Energia: 57 kcal
Água: 82,9 g
Proteína: 0,2 g
Gordura total : 0,5 g
Hidratos de Carbono: 13,4 g
Fibra alimentar : 2,1 g
Ácido linoleico: 0,1 g
Vitamina A: 4,0 μg
Caroteno: 26 mg
Tiamina: 0,020 mg
Riboflavina : 0,030 mg
Niacina: 0,10 mg
Vitamina B6: 0,040 mg
Vitamina C: 7,0 mg
Folatos : 5,0 μg
Sódio: 6,0 mg
Potássio : 139 mg
Cálcio: 6,0 mg
Fósforo: 8,0 mg
Magnésio: 8,0 mg
Ferro: 0,2 mg
Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.


SIGA AS SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS ESCOLA DE FRESCOS CONTINENTE

1. COMO ESCOLHER
No momento da compra, as maçãs devem estar firmes, sem contusões e com a cor e o aroma acentuado.

2. COMO CONSERVAR
Se não deseja comer as maçãs de imediato, deve guardá-las no frigorífico, na prateleira inferior, dentro da gaveta da fruta e vegetais. Se optar por consumi-las de imediato, deve colocá-las na fruteira. Se pretende conservá-las durante um período longo (superior a sete dias), não deve misturá-las com outros frutos, como bananas ou quivis, que aceleram a sua maturação.

3. COMO CONSUMIR
É um fruto muito versátil, pois pode ser consumido no seu estado fresco e também pode ser utilizado no fabrico de diversos produtos, nomeadamente de pastelaria, bebidas e saladas.

Mais alimentos