Frutos Tropicais | Chef Continente
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Alimento Autêntico

Frutos Tropicais

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Conheça algumas variedades e leve-as à mesa neste Natal

ABACAXI
Cultivado ao ar livre, em climas tropicais, é um fruto de polpa doce, muito suculenta com um bom equilíbrio entre acidez e açúcar.

BENEFÍCIOS

  • Melhoria da digestão. A bromeleína, enzima encontrada no ananás, ajuda na quebra das proteínas durante o processo digestivo, promovendo o melhor aproveitamento das mesmas.
  • Anti-inflamatório. A bromeleína é também conhecida pela sua intervenção no tratamento anti-inflamatório.
  • Ação antioxidante. O abacaxi é fonte de vitamina C e manganês, que contribuem para a proteção das células contra oxidações indesejáveis.
  • Produção de energia. Auxília na produção de energia, por um lado contribuindo para o normal metabolismo produtor de energia e por outro lado contribuindo para a redução do cansaço e fadiga.

COMO ESCOLHER
Não deve apresentar tonalidade castanha e a textura deve ser firme. As folhas devem apresentar-se verdes e o aroma intenso.

COMO CONSUMIR
Ao natural, em sumos, batidos e smoothies, em gelados, em bolos, em saladas de fruta, em iogurtes, em pratos agridoces, em conserva, cristalizado, em licor.

PAPAIA
Fruto de forma oblonga, com casca fina, polpa cor de salmão, macia e de sabor suave.

BENEFÍCIOS

  • Ação antioxidante. A papaia (e o mamão) apresenta um conteúdo considerável em vitamina C, contribuindo, por isso, para prevenir as oxidações celulares indesejáveis.
  • Ação cicatrizante. Pelo teor em vitamina C, a papaia (e o mamão) pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos.
  • Melhoria da digestão. Pela riqueza em fibra, contribui para o bom funcionamento dos intestinos, contribuindo para o melhor aproveitamento dos nutrientes. A papaína, presente neste fruto, ajuda ainda na digestão das proteínas, permitindo a sua melhor absorção intestinal.

COMO ESCOLHER
Uma boa papaia, ao amadurecer perde a cor verde e passa a amarela, escolha tendo em conta o momento de consumo.

COMO CONSUMIR
Ao natural ou com sumo de limão, na preparação de sobremesas, tais como mousses, gelados, bolos, sumos e batidos.

MAMÃO
Fruto de forma alongada, maior do que a papaia, o mamão tem casca mais grossa do que esta, polpa avermelhada e macia e sabor mais intenso.

BENEFÍCIOS

  • Trânsito intestinal. Pela riqueza em fibra, contribui para o mlehor funcionamento dos intestinos.
  • Saúde ocular. A vitamina A tem um importante papel na manutenção de uma visão normal, pelo que o seu consumo poderá ser benéfico a este nível.

COMO ESCOLHER
Um bom mamão, ao amadurecer perde a cor verde e passa a amarela, escolha tendo em conta o momento de consumo.

COMO CONSUMIR
Ao natural ou com sumo de limão, na preparação de sobremesas, tais como mousses, gelados, bolos, sumos e batidos.


MANGA SELEÇÃO CONTINENTE
A manga da variedade Palmer, de casca vermelho escuro e polpa macia, é colhida no ponto ótimo de maturação para chegar até si doce, aromática e sem fibra.

BENEFÍCIOS

  • Ação antioxidante. Além do conteúdo considerável em vitamina C, contém betacaroteno, que lhe atribui propriedades antioxidantes.
  • Efeito protetor. Rica em vitamina A e fonte de vitamina C e folato, vitaminas estas que contribuem para o adequeado funcionamento do sistema imunitário.
  • Saúde ocular e da pele. Por ser rica em vitamina A, poderá contribuir para a manutenção de uma pele e visão normais.
  • Gravidez. O folato, também conhecido como ácido fólico, é uma vitamina essencial na gravidez, contribuindo para o crescimento normal dos tecidos e formação de sangue.

COMO ESCOLHER
Devem ser escolhidas pela compressão ligeira entre as mãos, verificando-se se cedem à leve pressão, o aroma que exalam e a sua cor é também um indicador da sua maturação.

COMO CONSUMIR
Pode-se consumir ao natural, saladas de fruta, sumos e batidos e doces, em saladas, pratos frios ou quentes e molhos agridoces.


MARACUJÁ
O maracujá pertence à família passiflora e cresce em plantas trepadeiras. A sua polpa é cor de laranja ou amarelada e contém sementes pretas comestíveis.

BENEFÍCIOS

  • Efeito antioxidante. A vitamina C é hidrossolúvel e, por isso, protege as áreas ricas em água, quer no meio intracelular, quer no meio extracelular. É, ainda um antioxidante que protege as células contra os radicais livres, neutralizando-os, oferecendo proteção contra diversos cancros.
  • Controlo da pressão arterial. Rico em potássio, ajuda a equilibrar os níveis de sódio, diminuindo o risco de pressão arterial elevada e outras patologias, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC)
  • Saúde ocular e da pele. A sua riqueza em vitamina A permite a manutenção de uma boa visão, atuando, ainda, ao nível da saúde da pele.

COMO ESCOLHER
Prefira os maracujás com casca enrugada se for para consumo imediato ou de casca firme se quiser consumi-los num período mais longo.

COMO CONSUMIR
Ao natural, em sumos, chás e cocktails, em batidos, em mousses, bolos, pudins e semifrios, em gelados.


PITAYA VERMELHA
As variedades de pitaya mais consumidas distinguem-se, sobretudo, pela cor da casca e da polpa. A cor da casca varia do amarelo ao rosa, a polpa pode ser branca ou rosa. Entre ambas não existe grande diferença de sabor, que é doce e inconfundível.

BENEFÍCIOS

  • Promoção de energia. O ferro e a niacina contribuem para o funcionamento normal do metabolismo de produção de energia e para a redução do cansaço e fadiga.
  • Equilíbrio e bem-estar. Por ter vitamina B3 e ferro, contribui para a regulação da função psicológica e funcionamento do sistema nervoso.
  • Beleza. A niacina ajuda a manter uma pele saudável e normal.
  • Qualidade do sangue. Fonte de ferro, contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina e, consequentemente, para o transporte de oxigénio pelo organismo.

COMO ESCOLHER
A casca deve apresentar-se vermelha ou amarela (de acordo com a variedade da pitaya), cor brilhante e uniforme. As folhas devem mostrar-se secas.

COMO CONSUMIR
Consuma a polpa ao natural, preferencialmente, ou use-a em gelados, batidos, smoothies, doces e geleias.

FRUTOS TROPICAIS
COMO CONSERVAR
Os frutos tropicais são sensíveis à conservação no frio e apresentam danos quando submetidos a essas temperaturas.
Estes danos expressam-se de várias maneiras, nomeadamente através de depressões na superfície, descoloração interna, entre outros. Assim, conserve estes frutos à temperatura ambiente.

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