Facebook Banana | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Alimento Autêntico

Banana

home-slider-top

Um dos frutos mais consumidos no mundo

Alguns historiadores julgam que a banana pode ser o fruto mais antigo do planeta e a sua origem mais provável é o sudeste Asiático. Pelas mãos dos antigos romanos, a doce novidade chegou à Europa, no século I a.C. Os descobridores portugueses levaram-na para o Brasil. Depois espalhou-se por todo o globo, hoje é cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta e é um dos frutos mais consumidos do mundo.

NAS LOJAS CONTINENTE
No Continente são comercializadas bananas importadas das melhores marcas e melhores origens. As bananas das marcas Orsero e Delmonte, provenientes das principais origens como Colômbia e Costa Rica, presentes nas lojas da insígnia, são certificadas por referenciais internacionais que garantem sustentabilidade ambiental, social e económica.
De referir que a maioria das bananas disponibilizadas nestas lojas são para serem consumidas a curto prazo, dado o seu ponto de maturação.

AS DELICIOSAS BANANAS DA MADEIRA
Mas nas lojas Continente também estão disponíveis frutos nacionais: as deliciosas e mais pequenas bananas provenientes da ilha da Madeira, com o seu sabor muito doce e tão característico. Cultivadas em socalcos nas encostas mais quentes da ilha, viradas a sul (porque esta é uma cultura exigente em calor e humidade), as bananeiras são regadas por extensos canais de água – as levadas. Colhidos no ponto ideal de maturação, os cachos de bananas são cortados em “pencas” e colocados em caixas de cartão para chegarem em perfeitas condições até si.
As bananas da Madeira podem ser consumidas ao natural, a qualquer hora do dia, sendo muito apreciadas pelos madeirenses como sobremesa, a acompanhar uma fatia de queijo de ovelha. São indispensáveis para o fabrico do licor de banana e fazem parte integrante de alguns pratos da gastronomia local, como os filetes de espada com banana e maracujá e os sonhos de banana, a título de exemplo.

BENEFÍCIOS
AÇÃO E RECUPERAÇÃO MUSCULAR.
A vitamina B6 presente na banana contribui para o metabolismo normal das proteínas e do glicogénio, ajudando na recuperação muscular após o exercício. Além disso, na sua ação, esta vitamina ajuda no metabolismo de produção de energia e o potássio, mineral presente neste fruto, contribui para o normal funcionamento muscular.

PROMOVE A QUALIDADE DO SONO E DO HUMOR.
O seu conteúdo em vitamina B6 e triptofano ajudam na produção de serotonina, uma hormona importante para a regulação do sono e para estimular  a boa disposição.

TRÂNSITO INTESTINAL.
A banana é rica em fibras, que constituem um excelente alimento para as bactérias intestinais, contribuindo para o normal funcionamento do trânsito intestinal. Parece ser benéfica tanto em situações de obstipação como de diarreia.

CONTROLO DA PRESSÃO ARTERIAL.
O teor considerável de potássio na banana, atribui a este fruto a capacidade de ajudar na manutenção de uma pressão arterial dentro dos valores recomendados para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

CURIOSIDADES

  • As bananas são frutos frágeis, pelo que não devem ser comprimidas e devem ser manuseadas pelas hastes.
  • As bananas não devem ser mantidas junto de frutos que libertam etileno como, por exemplo, maçãs, peras, tomates, abacates e anonas, para evitar a aceleração da sua maturação.
  • Apesar de não aparentarem, as bananas são compostas por 72% de água.
  • As bananas não crescem em árvores. Este fruto nasce de uma planta, a bananeira, oficialmente classificada como uma erva. E tecnicamente as bananas são bagas.
  • Mais de 100 mil milhões de bananas são consumidas todos os anos no mundo. A Índia é o maior produtor deste fruto a nível global.
  • Na banana aproveita-se tudo, já que a sua casca também é comestível, podendo ser usada para preparar pratos doces ou salgados. Basta fazer uma pesquisa na Internet para encontrar uma mão-cheia de receitas deliciosas com a casca deste fruto.
  • Algumas culturas (sobretudo no Japão) usam a fibra da bananeira para fazer tecidos e até papel.
  • O International Banana Museum (Museu Internacional da Banana), localizado em Meca, Califórnia, EUA, abriga a maior coleção do mundo dedicada a um fruto. Ali existem mais de 17.000 itens relacionados com bananas.
  • Para clarear os dentes naturalmente, esfregue os mesmos com o interior de uma casca de banana por cerca de dois minutos, todas as noites.
  • As bananas são um ótimo condicionador que ajuda a restaurar cabelos secos e danificados. Amasse uma banana e adicione uma 1 c. sopa de natas e 1 c. sopa de mel e misture. Aplique-o nos cabelos secos, cubra-os com uma touca de banho e enrole a cabeça numa toalha quente. Deixe atuar durante uma hora e depois enxague abundantemente com água morna antes de lavar o cabelo.
  • Foram escritas mais canções sobre bananas do que acerca de qualquer outro fruto.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Composição por cada 100 g de parte edível de banana: ENERGIA: 104 kcal HIDRATOS DE CARBONO: 21,8 g (dos quais açúcares: 19,6 g) FIBRA: 3,1 g Proteína: 1,6 g
Destacam-se os teores em vitamina B6 e minerais como potássio e manganês

COMO ESCOLHER
A escolha da banana vai depender do período de consumo: se for para consumir de imediato, deve escolher as bananas de cor mais amarela, se pretender ter este fruto por mais tempo na fruteira, deve adquirir os que têm uma cor mais esverdeada. Na hora de adquiri-las as bananas não devem apresentar bolores ou início de podridão, fendas ou contusões.

COMO CONSERVAR
Como se trata de um fruto tropical, deve ser conservado em temperatura ambiente, uma vez que é muito sensível a danos causados pelo frio.

COMO CONSUMIR
Fruto muito versátil, a banana pode ser consumida ao natural, com queijo ou marmelada, frita, caramelizada, desidratada. Pode também ser utilizada na confeção de pão, bolos, panquecas,
doces, saladas, batidos, smoothies, gelados, cervejas e licores.

Mais alimentos

Mude o seu consentimento de cookies