Facebook Amora, framboesa e mirtilo | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Alimento Autêntico

Amora, framboesa e mirtilo

home-slider-top

Coloridos, vistosos e deliciosos

AMORA
A amora possui uma forma alongada e cor negra brilhante quando madura, polpa sumarenta e sabor agridoce. Como fruto não-climatérico, a amora não deve ser colhida sem ter alcançado a cor negra na totalidade.

BENEFÍCIOS
SENSAÇÃO DE SACIEDADE
O alto teor em fibra das amoras contribui para prolongar a sensação de saciedade.
SISTEMA IMUNITÁRIO E FADIGA
São fonte de vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário durante e após exercício físico intenso e para a redução do cansaço e fadiga.
Além disso, esta vitamina ajuda na formação de colagénio, contribui para o normal funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário e para a proteção das células contra oxidações indesejáveis
MANUTENÇÃO DOS OSSOS
Fonte de vitamina K, estes frutos contribuem para a normal circulação do sangue e manutenção dos ossos.

FRAMBOESA
A framboesa, uma planta do tipo arbustivo, é, de entre os pequenos frutos, a espécie mais cultivada em Portugal. Diversas  regiões do nosso país possuem condições climáticas favoráveis à cultura deste fruto, o que leva a que atualmente tenhamos já framboesa de origem nacional disponível o ano inteiro. As framboesas embaladas à venda nas lojas Continente são provenientes do Algarve e colhidas no ponto ótimo de consumo.

BENEFÍCIOS
MANUTENÇÃO DO PESO
Muito rica em fibra e com valor energético reduzido, a framboesa contribui para prolongar a saciedade sem aportar muitas calorias à refeição, podendo ajudar na manutenção do peso.
REGULAÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL
O consumo deste fruto, devido ao seu alto teor em fibra, contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal.
EFEITO PROTETOR
Fruto com alto teor em vitamina C, conhecida pela sua capacidade de proteger as células do organismo contra oxidações indesejáveis e de promover o adequado funcionamento do sistema imunitário.
AÇÃO ANTIOXIDANTE
Além do conteúdo considerável em vitamina C, a framboesa contém uma grande variedade de compostos com atividade antioxidante: ácido elágico, flavonoides, antocianinas, entre outros.

MIRTILO
Fonte de fibras, o mirtilo é uma baga azul com uma estrela de cinco pontas na sua parte superior. Este fruto encontra-se coberto por uma cera natural, denominada pruína, a sua pele é firme e a polpa suculenta e aromática, de sabor agridoce.
No nosso país a colheita é muito concentrada e ocorre entre maio a junho e a grande área de produção é na região de Sever do Vouga – conhecida como a capital do mirtilo em Portugal.

BENEFÍCIOS
CONTROLO DE HEMORRAGIAS
Por ser fonte de vitamina K, os mirtilos tornam-se importantes no aporte desta vitamina que contribui para uma normal coagulação do sangue.
AÇÃO ANTIOXIDANTE
Os mirtilos são fonte de manganês e antocianinas, ambos micronutrientes que contribuem para a proteção das células do organismo contra oxidações indesejáveis.
FORTELECIMENTO DE OSSOS E TECIDOS
Pelo teor em manganês e vitamina K, poderão contribuir para a manutenção de ossos normais e formação de tecido conjuntivo.
PRODUÇÃO DE ENERGIA
Pela sua composição mineral, estes frutos auxiliam o organismo ao nível do metabolismo de produção de energia.
 

COMO ESCOLHER
AMORAS: verifique se estão brilhantes e sem pontos esbranquiçados, que pode ser mofo, e veja também se existe algum tipo de água a escorrer, pois isso signifi ca que as amoras podem já ter perdido a sua consistência.
FRAMBOESAS: altamente perecíveis, só deverão ser adquiridas um a dois dias antes do consumo. Escolha as que se apresentam mais firmes, com coloração brilhante e evite as que estejam moles e murchas. Prefira adquiri-las já pré-embaladas e veja se não se apresentam esmagadas ou danificadas.
MIRTILOS: devem ser de pele fi rme e cor azul-arroxeada, sem rasgos de vermelho. Se tiverem uma camada em tom prateado, é um sinal positivo, pois consiste numa proteção natural do fruto. Não escolha mirtilos com fendas, moles ou aguados.

COMO CONSERVAR
AMORAS: se não as consumir de imediato, guarde-as no frigorífico até dois dias. Caso precise de mais tempo, o ideal é congelá-las para uso posterior.
FRAMBOESAS: para evitar um amadurecimento excessivo ou perda de sabor, conserve-as no frigorífico, onde se mantêm frescas por cerca de dois dias. Para as conservar por mais tempo, coloque-as no congelador, num saco de plástico hermeticamente fechado. Lave-as apenas na altura do seu consumo.
MIRTILOS: quando frescos, devem ser guardados em ambiente refrigerado e assim poderão durar até duas semanas. À temperatura ambiente deteriorar-se-ão rapidamente. Coloque-os no frigorífico, em recipiente de plástico com tampa. Lave-os só na hora de consumir.

COMO CONSUMIR
AMORAS: são consumidas ao natural, em conserva, compotas, geleias, tortas, licores, entre outros.
FRAMBOESAS: consomem-se frescas ou em compotas, e são muito utilizadas no fabrico de bolos, tartes, licores e xaropes.
MIRTILOS: são consumidos ao natural, em doces e compotas, em gelados, adicionados a iogurtes, em batidos e sumos, como topping de waffles ou panquecas.

Mais alimentos