Dificuldade
Custo
Tempo
Tipo de Refeição
Ocasiões
Chef

Quinta do Portal

home-slider-top

Quinta do Portal

15 hectares delimitados por muros pintam as paisagens do Douro, particularidade pouco comum na região e que facilmente nos faz identificar esta Quinta.

Nela se destaca a vinha com 15 anos, plantada num solo predominantemente xistoso e que nos brinda com várias castas: Touriga nacional, Touriga franca, Moscatel, Viosinho, Malvasia fina, Gouveio, Fernão Pires, Cerceal...
Anteriormente conhecida por ‘Quinta do Casal de Celeirós’, a Quinta do Portal é uma quinta histórica, havendo dela referências do final do séc. XIX, que, já nessa altura, a consideravam “uma Quinta modelo”.
Foi a única propriedade do Douro a passar incólume à terrível praga de Filoxera que assolou a região naquela época e terá sido também a primeira a empregar mulheres na pisa das uvas.
Pertencendo, inicialmente, a Arnaldo Alves de Souza, foi propriedade da casa Sandeman, entre os anos 60 e o início dos anos 90, já no séc. XX, tendo sido adquirida pelos atuais proprietários – a Sociedade Quinta do Portal S.A. – em 1991. Foi totalmente reconvertida entre 1995 e 1997. Posteriormente à sua aquisição, foi construído um moderno centro de vinificação, um armazém de estilo e envelhecimento de vinhos, um centro de visitas e uma unidade de agroturismo (a Casa das Pipas), complementada depois com a Casa do Lagar. Foi ainda recuperado um antigo lagar e uma prensa de azeite para efeitos museológicos.


Paulo Coutinho - Enólogo

Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é membro da Confraria de Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Confraria do Vinho do Porto. Passou pela Sandeman S.A. (hoje pertencente à Sogrape Vinhos, SA) e pelas Caves da Raposeira S. A. Foi representante do Comércio na Câmara de Provadores de Vinhos do Douro do Instituto de Vinhos do Douro e Porto, entre 2005 a 2008 e representante do Comércio na Junta Consultiva da Câmara de Provadores de Vinhos do Douro do mesmo instituto de 2009 a 2011. É, desde 1994, enólogo na Quinta do Portal.


 
Manuel Castro Ribeiro - Representante

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Estudos Europeus – variante económica, pelo College of Europe (Brugge – Bégica) e Pós-Graduação em Gestão Internacional pela Associação Empresarial Portuense/ Faculdade de Economia do Porto, é desde setembro de 2006 Diretor Geral da Quinta do Portal, S.A. Lecionou a cadeira de Reorganização e Reestruturação de Empresas no Curso de Gestão do ISAG, o tema de consolidação de contas no MBA de Gestão (AEP) e é regularmente convidado como orador para seminários e ações de formação. É mestre da Confraria de Vinho do Porto.


Fotografias da Quinta do Portal