Quinta da Romeira | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Quinta da Romeira

home-slider-top

Quinta da Romeira

Em 1703, o terceiro Conde de Castelo Melhor, Luís de Vasconcelos e Sousa - protagonista nas negociações do contrato de casamento entre a Princesa Catarina de Bragança e o Rei de Inglaterra Carlos II – instituiu, em honra da Princesa, o Morgadio de Santa Catherina, no qual incluiu a Quinta de Romeira, localizada em Bucelas.

No final do século seguinte, Sir Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, chegou mesmo a repousar no Solar da Quinta, uma casa de traçado sóbrio e aristocrático, avistando das suas janelas manuelinas as famosas linhas de torres, que mandou construir, às portas de Lisboa.
Situada no âmago de uma das mais antigas regiões exportadoras de vinho (mencionado por Shakespeare em Henrique VI), a Quinta da Romeira iniciou em 1988 um profundo projeto de restauro do Solar, em simultâneo com a plantação daquela que é a mais extensa área de vinha contínua da casta Arinto em Portugal, atualmente com 70 hectares, e a construção de uma adega totalmente concebida para a produção de vinhos brancos de elevadíssima qualidade.
É em Bucelas que a casta Arinto, beneficiando do microclima único do seu vale entre o mar e o rio, atinge o seu expoente máximo, na produção de vinhos secos, com uma acidez extremamente refrescante e uma riqueza aromática plena de notas cítricas e aromas minerais.
Desta quinta destacam-se os vinhos Prova Régia e Prova Régia Premium e os premiados Morgado de Santa Catharina, Quinta da Romeira – Colheita Tardia e o Espumante Quinta da Romeira.


João Corrêa - Enólogo e Representante

Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia e Pós-graduado em Viticultura e Enologia pela École Nationale Supérieur Agronomique de Montpellier – E.N.S.A.M - França, é Diretor de Viticultura e Enologia do Grupo Companhia das Quintas. É também Comendador Mor da Confraria dos Enófilos da Estremadura, membro da Direção da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, Confrade da Confraria del Cava de Sant Sadurni d’Anoia, Confrade da Colegiada dos Enófilos de S. Vicente, Confrade da Confraria dos Amigos da J.P:, Confrade da Confraria do Arinto de Bucelas, membro da Associação Portuguesa de Enologia e membro da Ordem dos Engenheiros.


Fotografias da Quinta da Romeira