--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Celebrar o amor com o vinho por testemunha

| Aníbal Coutinho

06-02-2017 10:02

O dia de São Valentim entrou no calendário religioso quando a história obedecia às lendas e dele saiu quando as lendas passaram a obedecer ao testemunho histórico. Ainda assim, conta-se que Cláudio II, Imperador Romano, decretou a abolição do casamento forçando os jovens rapazes ao celibato da vida de soldado legionário. Em segredo, o clérigo Valentim casou muitos jovens casais até à denúncia e martírio da sua morte pública. O dia de São Valentim festeja o amor e o afeto entre duas pessoas. Como em todas as celebrações da vida pública e privada, o vinho é testemunha das mais importantes efemérides da vida humana: substitui o cupido de arco e flecha pela partilha de uma boa garrafa em copos vibrantes de som, de cor, de aromas e sabores. A opção por um espumante é a mais romântica: desde a abertura da garrafa à sensação festiva da libertação do gás no copo e na nossa boca, passando pelo brinde ao amor cúmplice.

Champagne e Paris
A produção com certificação de origem da região francesa de Champagne lidera as preferências dos consumidores mundiais, associando a sua excelência ao imaginário de Paris, cidade do amor. As más-línguas dizem que os amantes lideram o consumo de Champagne no mundo. Nos Estados (cada vez menos) Unidos da América, as estatísticas revelam que 63% dos adultos celebram o dia dos namorados. Nessa noite, os americanos gastam 8 milhões de euros na compra de vinhos espumantes.

Frutos vermelhos da cor da paixão
Com base num vinho tranquilo (sem gás) ou espumante, a partilha da cumplicidade amorosa com uma sangria de frutos vermelhos é muito tentadora e uma excelente opção para quem não tem por hábito o consumo de vinho. Pode pensar que, para um enólogo, a proposta é escandalosa. Confesso-vos a minha predileção por este delicioso refresco à base de vinho que preparo frequentemente para a minha mulher e para os nossos amigos.

,