--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinho e... fondue de queijo

| Gourmets Amadores

01-12-2017 16:12

Quando os dias frios chegam cresce a vontade de reunir boa companhia à mesa para aproveitar as noites longas, ao sabor de uma refeição quente e rica. Não há como um fondue de queijo para juntar amigos e prolongar o serão, partilhando pequenos pedaços de pão torrado, cubos de fiambre e maçã ou palitos de cenoura e aipo que são passados pela mistura de queijos derretidos. De tradição suíça, a receita faz uso do conhecimento ancestral na produção de lacticínios, aliado ao vinho como ingrediente imprescindível à sua preparação. Como todos os cozinhados que são confeccionados com vinho (neste caso branco), uma boa opção é utilizar no tacho o que será servido a acompanhar o jantar. Escolha um Verdelho de preço moderado ou um blend onde predomine a casta Antão Vaz e o sucesso está garantido.

Muito fácil de fazer, para o fondue é essencial um vinho branco seco que traga a acidez necessária à riqueza dos queijos e torne possível atingir a consistência ideal da combinação de Gruyère e Emmental. Os aromas do vinho não serão muito perceptíveis no resultado final e não há razão para usar um vinho caro no fondue, podendo optar-se por um aproveitamento desde que seja seco. Com maior liberdade de escolha para a harmonização, pode considerar-se ainda outros brancos mais adaptados ao Inverno ou até os tintos jovens, com taninos pouco presentes. Para os mais aventureiros, sugere-se uma parceria curiosa entre o queijo derretido e o doce do Moscatel de Setúbal, servido à temperatura mais baixa recomendada. 

2 pessoas*

400 g de queijo ralado (250 g Gruyère + 150 g Emmental)
150 ml vinho branco seco
2 colheres (chá) amido de milho
1 dente de alho, descascado e cortado ao meio
Flor de sal e pimenta branca

Deixe o queijo atingir a temperatura ambiente e misture numa tigela com o amido de milho. Use uma panela de fundo grosso (preferencialmente de ferro ou barro) e esfregue o alho no fundo e nas paredes. Deite o vinho e aqueça em lume médio. Retire do lume e adicione um quarto da mistura de queijo. Mexa com uma colher de pau, com um movimento em ziguezague, fazendo “8”. Quando o queijo estiver derretido, volte a colocar a panela em lume brando e junte aos poucos o restante queijo, mexendo continuamente entre cada adição. Se a consistência estiver demasiado grossa, acrescente um pouco mais de vinho e mexa bem. Tempere com flor de sal e pimenta branca e sirva de imediato. Mantenha a panela num suporte sobre uma fonte de calor (uma vela, por exemplo) e convide a passar os diferentes acompanhamentos no queijo.

* a receita pode ser duplicada ou triplicada.

,