--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinho e… favas

| Gourmets Amadores

21-05-2018 10:05

Amadas por uns e odiadas por outros, as favas são o sinal que a estação mais florida do ano chegou para ficar. É na Primavera que as favas frescas aparecem nos mercados, quando o alho novo desponta e os coentros espigam: a tradição manda juntar todos num estufado que convida os enchidos e o entrecosto para o prato. Já o copo parece rendido aos encantos dos tintos e os comensais mais conservadores não querem ouvir falar de outras opções. Favas com chouriço deve ser sinónimo de um vinho encorpado capaz de ombrear com a intensidade dos sabores da carne e dos temperos. Mas o sabor característico das favas altera-se em função da receita e dos restantes ingredientes que acompanham o prato. Serão os tintos a única escolha?

As combinações de outras latitudes trazem novas possibilidades. Com as misturas de especiarias do caril ou a presença isolada de pimentas, cominhos e sementes de coentros abre-se a porta aos brancos. De sabor vincado, por vezes com um toque bem presente de picante, um caril de favas recebe um branco doce como se fosse a sua cara-metade e a fritura dos falafel apela à frescura e acidez de um dos belos rosés que começam a aparecer agora que se aproxima o tempo quente. Mas se a receita trouxer o pão e o queijo para a mesa, as favas são amigas das bruschettas onde esmagadas fazem de base para um queijo de cabra e algumas nozes. É chegada a altura de confiar nos vinhos verdes e deixá-los acompanhar as entradas de uma refeição ao ar livre.

Com as favas é frequente que venham em conjunto as ervas aromáticas, em diferentes tons de verde e muitas formas. Um bom princípio é procurar no vinho o aroma das ervas e assim conseguir uma ligação imediata entre o prato e o copo: manjericão, hortelã e coentros casam com brancos mais simples, orégãos, tomilho e salsa pedem tintos novos e sálvia, alecrim e louro deixam que brancos complexos, tintos mais robustos e até alguns licorosos possam entrar na ementa. Qualquer das combinações anteriores num risotto de favas com um bom queijo pecorino deixará o mais exigente comensal satisfeito!

,