--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinho e... chocolate!

| Gourmets Amadores

27-04-2017 20:04

Como vinho para chocolate ou a difícil gestão de duas personalidades fortes...

Se o chocolate é o alimento dos deuses, o vinho é o néctar que os mantém felizes. A combinação destes dois poderosos afrodisíacos é que desafia os sentidos, quando um procura anular o outro e se perde toda a magia. De parcimónia e contenção se faz uma harmonização de vinho e chocolate, seja na escolha do quadrado certo para um cálice de Porto que termina a refeição ou no vinho que acompanha a sobremesa mais achocolatada da mesa. 

Quando maior a percentagem de cacau, maior a dificuldade em encontrar uma parceria proveitosa. Do chocolate branco, que os puristas dizem não ser chocolate, vem a mais simples das questões e, com os vinhos colheita tardia a darem uma ajuda, a resposta é fácil. Escolha um dos muitos disponíveis de norte a sul e o melhor chocolate branco que encontrar, sirva com framboesas e suspiros esmagados e tem doce que baste para finalizar um jantar especial.  

Dificuldade média na busca do vinho perfeito, o chocolate de leite não é apenas para crianças e traz um desafio adicional. Meio cacau, meio leite, a pedir clemência dos taninos mais presentes, há que deixar os tintos sossegados e olhar para outros vinhos. Aos morangos mergulhados em chocolate de leite junte-se um espumante suave ou doce e temos um casamento feliz. O sabor da fruta intensa a receber o doce do chocolate e a fazer bom uso da acidez e da bolha do vinho é garantia de sucesso.

Com a percentagem de cacau a subir, sobe também a parada na harmonização. O chocolate negro não é amigo do vinho, com os seus próprios taninos a interferir com a degustação. Na aventura que é procurar os pares perfeitos, há sempre os lugares de abrigo que os clássicos oferecem quando vinho e chocolate parecem não querer estar juntos. Em caso de dúvida, recorra-se a um bom Porto Ruby para acompanhar o mais negro dos espécimes e tudo correrá bem!

,