Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Blog

Vinho branco no inverno

| Comer, Beber e Lazer

22-11-2017 11:11

Chegaram os dias frios, a chuva distorce-nos a vista nas janelas molhadas, as mantas ocupam o seu lugar na beira do sofá, a lareira crepita com o queimar lento da lenha e na cozinha preparam-se os pratos da época. Receitas tradicionais que agora pomposamente chamamos de comida de conforto e que nos enchem não só o estomago, como também nos alimentam a alma e coração primeiro com os aromas quentes e sedutores e depois com os sabores genuínos e fortes que tanto esperamos.

Com todo este ambiente há que escolher o vinho adequado para uma perfeita harmonização no copo. Que melhor escolha podemos fazer que não seja um vinho tinto? Perguntará, por certo, a maioria de vós. Aliás, há com certeza muitos que nem sequer equacionam a possibilidade de não ser vinho tinto. Mas vamos sair um pouco da caixa pois, embora ainda não seja uma escolha muito habitual, o vinho branco pode também ser uma excelente opção para os dias de inverno.

Engane-se quem pensa que o vinho branco é coisa apenas para o verão. Se é dos brancos que gosta, saiba que o vinho branco pode ser bebido com prazer ao longo de todo o ano.
Os vinhos brancos de inverno são habitualmente mais complexos, mais intensos, com trabalho de barrica bem conseguido, boa acidez e, embora já existam produtores portugueses que fazem por lançar vinhos brancos propositadamente no inverno, também aqui incluo os vinhos brancos com alguma idade. Hoje é possível ter não só grandes brancos de guarda e ainda jovens, como alguns que apenas beneficiaram pelo tempo de descanso em garrafa.

São de excelente companhia para peixe assado no forno, mas também para algumas carnes. Basta que também se jogue um pouco com a temperatura dos mesmos. Em vez de os servir "estupidamente" gelados, suba-lhes um pouco a temperatura, deixe-os respirar um pouco mais.

Não serão vinhos para uma proposta a solo, mas quase sempre para os fazer chegar a uma mesa farta e no final fazer um tchim, tchim sorrido pelo momento de excepção.

Aproveitem e bons vinhos brancos para este inverno.

,