--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Uva de Ouro: Mão-cheia de medalhas

| Aníbal Coutinho

22-04-2017 18:04

Em 2017, celebramos a quinta edição do Concurso UVA DE OURO. Aprovado pelo Instituto da Vinha e do Vinho, o julgamento em prova cega decorreu esta semana com a experiente avaliação de 60 provadores representando a Associação Portuguesa de Enologia, a Associação dos Escanções de Portugal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Superior de Agronomia, para além de membros de câmaras de provadores, restauradores e enófilos. Após a avaliação de quase 600 amostras e, de acordo com as regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, foram atribuídas medalhas a 30% dos vinhos em competição, os quais constituem a maior gama de vinhos disponível em Portugal e acessível à esmagadora maioria das famílias – a garrafeira dos supermercados Continente.

A maior representação nacional num concurso de vinhos
Esta quinta edição recebeu mais de 600 amostras, das quais 520 cumpriam todos os critérios de admissibilidade descritos no regulamento aprovado pelo Instituto da Vinha e do Vinho. Foram atribuídas 47 medalhas de Excelência e 110 medalhas de Melhor da Região. Revendo o apuramento do volume de vinho representado na competição, foram escrutinadas mais de 100 milhões de garrafas vestidas, na sua esmagadora maioria, com marcas-líder dos mais importantes produtores nacionais, do Vinho Verde ao Alentejo, da Bairrada à Beira Interior, sem esquecermos as grandes casas de vinho do Porto, de Moscatéis do Douro e de Setúbal, e ainda os mais emblemáticos produtores de espumantes. O vinho português enriquece o medalheiro e, brioso, veste-se de gala. Todos os consumidores estão convidados para o feliz acontecimento.

Convívio à mesa com os campeões
Sempre que um concurso prestigiado atribui uma medalha a um vinho, isso traduz-se em estímulo e reconhecimento da qualidade para o produtor. Para o consumidor, aumenta a confiança na compra e a curiosidade na descoberta. A promoção nacional de bons vinhos a melhores preços e a democratização do acesso a vinhos medalhados são os motivos deste evento organizado pelo DN, JN e TSF, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, servido por alunos de futuro tão brilhante como o Concurso UVA DE OURO.

,