--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Qual o tamanho certo para cada ocasião

| Teresa Gomes

29-08-2019 12:08

Hoje, sempre que falamos de uma garrafa de vinho, estamo-nos a referir a uma garrafa com 75 centilitros de capacidade, mas nem sempre foi assim.

Nos séculos XVII e XVIII era ilegal vender vinho engarrafado, devido ao tamanho das garrafas não ser heterogéneo. O vinho era então medido e só depois engarrafado e rolhado. Só em meados do século XIX se descobriu um processo (com um molde) de fazer uma garrafa normalizada. O soprador introduzia a massa de vidro e soprava dentro de um molde aberto de argila, madeira ou metal. O molde aberto servia para determinar o volume do corpo da garrafa, trabalhando-se primeiro o ombro da mesma e depois o conjunto.

No entanto, continuava a não haver acordo quanto à capacidade, havendo garrafas de 700ml, 750ml e 800ml. Apenas em 1894, por acaso na região de Cognac em França aparece a primeira máquina para fazer garrafas.

Além da vulgar “garrafa” de vinho existem outras com capacidades diferentes e de fácil acesso nas lojas. Por exemplo a meia-garrafa (0,375 litro) ou a garrafa Magnum (1,5 litro). Quanto à primeira, é óptima para beber vinho branco ou tinto a dois, cada um dará o equivalente a um pouco mais que um copo de vinho por pessoa.

A ocasião é especial e quer adicionar algo especial ao presente, junte-lhe uma meia-garrrafa de Espumante Natural, seja o presente um ramo de flores, um livro ou uma gravata.

Já a garrafa Magnum, é muitas das vezes escolhida para engarrafar vinhos Tintos de gama superior, pois nestas garrafas o vinho envelhece mais lentamente e é sempre um momento especial abrir uma botija… perdão, uma garrafa com 1,5 litro de vinho. Considere para uma festa ou ocasião especial, com muitos familiares e amigos, abrir uma garrafa com estas dimensões, será certamente um momento que todos vão recordar. Irá servir cerca de dez a doze copos de vinho. No final pode sempre usar a garrafa já vazia para fazer a base de um bonito candeeiro, ou usar como mealheiro.

Ambos estes formatos são fáceis de encontrar nas lojas. Como sugestão para um momento especial indico o vinho tinto Mula Velha em garrafa Magnum.

Em termos de vinhos licorosos/generosos vai encontrar nas lojas miniaturas, que são uma óptima opção caso queira, por exemplo conhecer os vários tipos de Vinho do Porto, dos brancos aos tintos e dentro deste ultimo, os vários estilos. Cada garrafa equivale a uma dose. Outros vinhos como os Colheita Tardia ou o Moscatel de Setúbal surgem por vezes em garrafa de 0,5lt. Aqui na maior parte das vezes por causa de uma produção mais pequena e assim também chegar-se a mais consumidores.

Sozinho, a dois ou em grupo, seja diferente e na próxima vez compre e aprecie um vinho num formato de garrafa diferente, adequado à ocasião. Brindemos!

,