--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinhos para provar este verão

| Teresa Gomes

01-07-2019 12:07

O calendário diz que o verão já chegou, quando de manhã abrimos a janela nem sempre é isso que constatamos, sobretudo se estivermos no litoral. De qualquer forma, tal como muda a roupa no seu roupeiro, entre as duas principais estações do ano, assim também se deve fazer com a escolha dos vinhos a beber.

Comprar vinhos mais frescos e aromáticos como alguns vinhos brancos, rosés ou tintos mais ligeiros. Há também uma variedade de produtos de estação, a sardinha, as ameijoas, o camarão, ou as curgetes e o tomate que vão piscar mais o olho a este tipo de vinhos, do que aos vinhos tintos encorpados e volumosos, que preferimos no inverno. Os vinhos brancos das castas Alvarinho, Loureiro ou Antão Vaz fazem-nos logo pensar num dia de calor à beira da água.

Procure por vinhos aromáticos como o Casa de Vila Verde Loureiro Grande Escolha, na boca apresenta-se invariavelmente “crocante”, isto é, acidez firme que dá uma sensação refrescante. Óptimo com uma sapateira recheada.

O verão tardou a chegar, precisamos de vinhos que façam acordar os nossos sentidos e nos encham de sensações alegres e coloridas. Atreva-se e beba um tinto! O Pedra no Gato Premium da região do Dão é um vinho com aroma a bagas vermelhas, intenso na boca mas equilibrado e de grande finesse. Beba-o a 16.ºC a acompanhar umas belas sardinhas.

Falar de verão é também falar de vinhos rosés e que bons que eles andam! Já sabe, se a comida for picante vá para os rosés com final suave e adocicado, como os vinhos Leve da região de Lisboa. Mas se o que estiver no prato for um bela grelhada de carne de porco, não hesite, escolha um rosé de sabor seco. Do Alentejo vem o Vinha da Coutada Velha Rosé que irá certamente animar a sua boca e a dos restantes à mesa.

Um truque que eu faço em casa para que o vinho esteja sempre fresco em cima da mesa de refeições em dias quentes é usar as mangas refrigeradoras. Durante o verão tenha sempre 2 ou 3 no congelador, prontas a usar. Assim irá manter a temperatura de consumo do vinho. Uso sobretudo para os vinhos tintos, para os brancos e rosés recorro ao clássico balde com água e gelo.

Espero que aprecie as minhas sugestões de vinhos para o verão, ou qualquer outro dia que o São Pedro nos queira brindar com uns raios de sol quentes.

,