--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinho quente com especiarias

| Gourmets Amadores

14-12-2017 16:12

Mais próximo de uma infusão que de um cocktail, o vinho quente vem do tempo em que as legiões romanas aqueciam o vinho nas noites frias e tornou-se sinónimo de Inverno em terras de Sua Majestade. Do Mulled Wine inglês, ao Glühwein (Alemanha, Áustria, Suíça) ou ao Glögg sueco passando pelo Vin Chaud que se faz em Franca e o Vin Brulé italiano, a tradição das bebidas quentes com uma base de vinho é mais visível nos países da Europa central mas também fez o seu caminho em Portugal, com a adição de vinho do Porto e vinho Madeira. A escolha das especiarias, o tipo de citrinos usado, a junção de vinhos licorosos ou bebidas espirituosas e a presença (ou não) de frutos secos são prerrogativa da região ou país de onde provem a receita. Nos encontros natalícios e como panaceia para dias cinzentos, o vinho quente com especiarias é uma boa forma de receber amigos em casa ou de planear o menu das festas com a família.

Vinho quente (com Porto e laranja)

Para 4 pessoas

750 ml vinho tinto (por exemplo, Touriga Nacional)
150 ml vinho do Porto
3 colheres (sopa) mel
casca de laranja (10 cm, só a parte laranja)
2 paus de canela
1 estrela de anis
1 cravo de cabecinha

2 fatias de laranja, partidas ao meio (para servir)

Coloque todos os ingredientes numa panela. Deixe aquecer e mantenha em lume brando 15-20 minutos, sem ferver. Coe e sirva quente, colocando meia fatia de laranja em cada copo ou caneca.


Vinho quente (com Madeira)

Para 4-6 pessoas

750 ml vinho verde tinto
250 ml vinho Madeira
2 colheres (sopa) mel
1 maçã verde, com casca, em cubos
casca de limão (10 cm, só a parte amarela)
1 pau de canela
2 fatias de gengibre fresco
2 vagens cardamomo, esmagadas com a lateral de uma faca

1 colher (sopa) sultanas
1 colher (sopa) amêndoa laminada torrada + 1 colher (sopa) sultanas (para servir)

Coloque todos os ingredientes numa panela, à excepção da amêndoa e das sultanas. Deixe aquecer e mantenha em lume brando 10-15 minutos, sem ferver. Retire o pau de canela, as fatias de gengibre e a casca de limão. Sirva quente, distribuindo as sultanas pelos copos e polvilhando com algumas lâminas de amêndoa.

,