--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Receita: Coq au vin

| Gourmets Amadores

19-02-2018 20:02

Para os franceses, o clássico Coq au vin representa o ideal de cozinhar com vinho. A carne de frango do campo ou capão é estufada lentamente até evaporar todo o álcool e o molho reter a cor e o sabor do líquido em que foi cozinhado, normalmente finalizado com cogumelos e ervas frescas picadas. A tradição em França manda utilizar tintos da Borgonha cujo corpo e intensidade traz ao prato um aroma único. Sem querer mexer muito na receita original, aqui ficam duas sugestões com os vinhos portugueses feitos a partir da casta Arinto e Touriga Nacional. Bom apetite!

Coq au vin (com Arinto)
4 pessoas

8 coxas de frango do campo (com osso e pele)
2 colheres (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas pequenas, em quartos
3 dentes de alho, picados
250 ml vinho branco Arinto
1 folha louro, partida ao meio
1 colher (sopa) de estragão fresco, picado
1 colher (sopa) de manteiga
200 g cogumelos frescos, em quartos
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de natas (opcional)
sal e pimenta preta moída na altura

Coloque a farinha num prato. Seque cada coxa com papel de cozinha e passe na farinha até ficar coberta. Aqueça o azeite num tacho largo de fundo grosso. Doure o frango (2 minutos de cada lado), sem sobrepor. Se necessário proceda a esta operação em duas vezes. Reserve o frango já dourado e repita.
Retire a segunda porção de frango e deite um pouco de água ou caldo para soltar o que entretanto ficou agarrado ao fundo do tacho. Junte a cebola, dois dentes de alho e a folha de louro e deixe levantar fervura.
Adicione as coxas, tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Regue com metade do vinho, deixe evaporar e mexa novamente. Acrescente o restante vinho e o estragão e deixe estufar, tapado, em lume baixo por 35-40 minutos.
Vá mexendo ocasionalmente, se secar demasiado adicione um pouco de água ou caldo. No final da cozedura, retire do lume, acrescente as natas, mexa e reserve.
Enquanto o frango cozinha, prepare os cogumelos. Aqueça bem uma frigideira larga. Adicione a colher de manteiga e quando esta começar a ferver, introduza um alho picado e os cogumelos em quartos. Tempere com sal e deixe saltear 4-5 minutos. Reserve os cogumelos salteados num prato aquecido.
Quando for servir, junte os cogumelos ao tacho do frango e polvilhe com salsa picada.
Sirva acompanhado de batatas cozidas às rodelas e de uma salada verde (opcional).

---

Coq au vin (com Touriga Nacional)
4 pessoas

4 pernas + 4 coxas de frango do campo (com osso e pele)
2 colheres (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas pequenas, em quartos
2 dentes de alho, picados
150 ml vinho tinto Touriga Nacional
250 ml caldo de frango (ou água)
1 folha louro, partida ao meio
½ colher (chá) de tomilho seco
1 colher (sopa) de manteiga
100 g bacon, em cubos
150 g cogumelos frescos (marron, de preferência), em quartos
1 colher (sopa) de salsa picada
sal e pimenta preta moída na altura

Coloque a farinha num prato. Seque cada pedaço de frango com papel de cozinha e passe na farinha até ficar coberto. Aqueça o azeite num tacho largo de fundo grosso. Doure o frango (2 minutos de cada lado), sem sobrepor. Se necessário proceda a esta operação em duas vezes. Reserve o frango já dourado e repita.
Retire a segunda porção de frango e deite um pouco de água ou caldo para soltar o que entretanto ficou agarrado ao fundo do tacho. Junte a cebola, um dente de alho e a folha de louro e deixe levantar fervura. Adicione as coxas e as pernas, junte o tomilho e tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Regue com o vinho, deixe evaporar e mexa novamente. Acrescente o caldo (ou água) e deixe estufar, tapado, em lume baixo por 35-40 minutos. Vá mexendo ocasionalmente, se secar demasiado adicione um pouco de água ou caldo.
Enquanto o frango cozinha, prepare os cogumelos. Aqueça bem uma frigideira larga. Adicione a colher de manteiga e quando esta começar a ferver, junte o bacon, um alho picado e os cogumelos fatiados. Tempere com sal e deixe saltear 4-5 minutos. Reserve os cogumelos salteados com bacon num prato aquecido. Quando for servir, junte os cogumelos ao tacho do frango e polvilhe com salsa picada.
Sirva acompanhado de batatas cozidas às rodelas e de uma salada verde (opcional).

,