--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Queijos e enchidos portugueses no mundo

| Aníbal Coutinho

20-01-2017 12:01

Sabia que a seleção portuguesa de Pizzaiolos (cozinheiros de pizza) é a atual Campeã do Mundo?

A competição realizou-se em Nápoles e as 6 pizzas nacionais surpreenderam pela diversidade de queijos e enchidos portugueses: o Sul apresentou uma criação de queijo de ovelha e de cabra, paio de porco preto e tomate; do Norte chegou a pizza de queijo da quinta da Aveleda, presunto de Chaves, tomate-cereja e rúcula selvagem; a zona centro surpreendeu com queijo Serra amanteigado, presunto e rúcula biológica. A fama dos nossos queijos e enchidos espalha-se por todo o mundo, pelas mãos de grandes Chefs e de uma oferta gastronómica com qualidade superior.

Enchidos com Vinho Tinto. Os mais suaves com Rosé.

Para harmonizar com os nossos enchidos, tão diversificados nas carnes, no fabrico, nos temperos, no fumeiro e nas texturas, os vinhos tintos são os melhores parceiros. Mas, para enchidos de grelhar como alheiras, morcelas ou farinheiras deixe-se surpreender com a companhia refrescante de um vinho rosé.

Queijos? Com vinho branco…

O queijo é um alimento com algum teor de gordura pelo que se justifica a maridagem acertada com vinhos brancos, mais ácidos, o que é contrário aos nossos costumes. Entre tantos e tão bons vinhos brancos que se produzem de Norte a Sul de Portugal, a seleção de lotes com a casta portuguesa Arinto ou com a francesa Sauvignon Blanc é recomendada. Se a escolha recair em queijos extremamente curados, a sua textura seca reclama vinhos mais sólidos, quer sejam brancos com madeira ou monovarietais de castas encorpadas como Alvarinho, Encruzado, Rabigato, Antão Vaz, Riesling ou Chardonnay.

Há sempre lugar para os Espumantes

O vinho espumante continua a ganhar adeptos e o seu lugar no começo dos melhores convívios é essencial. Para todos os queijos e enchidos brandos a maridagem com um espumante bruto, branco, rosé e mesmo tinto, também é recomendada.

Portugal na moda, gastronomia na mesa, vinhos na garrafeira

Com a qualidade superior da nossa gastronomia, não é de estranhar que Portugal esteja na moda e o turismo bata todos os recordes. Celebramos as nossas tradições no mês da Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos do Continente.

Junte-se à festa. Aproveite.

,