--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Um saca-rolhas para cada rolha

| Comer, Beber e Lazer

18-12-2017 16:12

Abrir uma garrafa de vinho não é nenhuma ciência, mas por vezes precisamos de alguma ciência e ferramentas adequadas para que tudo corra bem e se possa desfrutar do vinho nas condições ideais.

Em Portugal, terra de cortiça, embora já exista um número considerável de garrafas fechadas com srew cap, a grande parte das garrafas ainda é fechada com a tradicional rolha de cortiça, o que quer dizer que temos de ter a ferramenta correta para as abrir sem estragar nem a cortiça, nem o néctar que ela encerra.

Ao escrever isto, o mais natural é pensar logo que a ferramenta será um saca-rolhas. O que está correto. Mas sabia que existem diversos tipos de saca-rolhas e que cada um deve ser utilizado dependendo das condições ou da idade da dita rolha? Que tanto existem os saca-rolhas manuais como os mais tecnológicos a eletricidade? Como mencionei logo no início, isto de abrir uma garrafa não é nenhuma ciência, mas cada vez mais precisamos dela se queremos potenciar ao máximo o nosso tempo e a qualidade do vinho que vamos beber.

Assim, e por forma a não me tornar excessivamente meticuloso ao ponto de ser chato, gostaria de sugerir alguns tipos de saca-rolhas que poderá (ou deverá) ter consigo para abrir a sua garrafa de eleição.

O saca-rolhas tradicional, de ponta enrolada, e com um dispositivo que faz atravessar essa ponta através da rolha e depois, normalmente por meio de uma pequena alavanca, faz sair a rolha pode ser utilizada na maioria das situações, principalmente em vinhos novos e seja a rolha de que tipo for.

O saca-rolhas de pinças, que como o próprio nome indica apresenta duas longas e finas astes metálicas, deve ser utilizado para aquela garrafa com mais uns anos e que se pense que a rolha poderá não estar nas melhores condições de saúde para a extrair sem problemas. Ao contrário da primeira, depois de inserir as pinças entre o bordo da garrafa e a rolha, deverá rodar e puxar lentamente.

Para os mais tecnológicos e práticos existem agora diversos tipos de saca-rolhas elétricos com excelentes resultados mesmo em casos mais bicudos. É uma questão de num local com atendimento especializado solicitar ajuda na escolha perante as necessidades que tem.

,