--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Uva de Ouro 2019: Premiar os vinhos nacionais

| Continente

19-03-2019 14:03

Prémio UVA DE OURO é um concurso de vinhos que visa distinguir e dar apoio à produção nacional.

Com a chancela do Instituto da Vinha e do Vinho, o prémio Uva de Ouro, uma iniciativa do Diário de Noticias, Jornal de Noticias e TSF, com o patrocínio do Continente, chega à 7ª edição, o que comprova a importância e reconhecimento que este concurso tem junto dos portugueses.

Este prémio distingue-se pelo apoio inconfundível que dá à produção vinícola portuguesa, sendo o seu principal objetivo a democratização do acesso ao vinho, ou seja, demonstrar que os melhores vinhos nacionais não estão tão distantes quanto pensamos, nem a nível de local nem a nível económico. Na maior garrafeira nacional – Continente – encontra-se o melhor que as vinhas portuguesas têm para oferecer, a um preço acessível.

Ao divulgar e premiar as melhores produções vitivinícolas nacionais, este concurso não só dá aos consumidores a possibilidade de acederem a um mundo complexo de aromas e sabores, como dá aos produtores nacionais a oportunidade de abraçar o desafio de apresentar a cada ano que passa uma melhor qualidade dos seus produtos.

O concurso é composto por três momentos: a seleção dos vinhos, a prova cega e, claro, a cerimónia de entrega de prémios. O Diretor Técnico da iniciativa Uva de Ouro, Aníbal Coutinho, fez uma cuidada avaliação de toda a gama de vinhos tranquilos, licorosos e espumantes do universo de vinhos do Continente e o número de vinhos selecionados para este ano foi aproximadamente 600, que irão ser testados na prova cega.

Obedecendo a todas as regras internacionais, a Prova Cega, com um painel de jurados constituído por profissionais de renome no mundo da enologia, é um rigoroso processo que vai determinar quais os vinhos medalhados nas categorias de ouro e prata. O Prémio Uva de Ouro culminará com a cerimónia de entrega de prémios no Porto.

A iniciativa conta ainda com um o website institucional exclusivo, onde se encontra mais informação sobre o Prémio Uva de Ouro e toda a sua história, como mais detalhes sobre a edição deste ano.

A iniciativa terá ainda uma outra dimensão e novos contornos com o objetivo de ajudar o consumidor na sua escolha. O vinho associado a momentos de lazer com conselhos de como os portugueses podem enriquecer a sua relação com o vinho e entrevistas com produtores nacionais que nos trazem os seus testemunhos.

Para que não perca qualquer informação sobre a melhor produção vinícola nacional, ao longo de toda a iniciativa, será ainda divulgado conteúdo nas marcas de referência - Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF - em multiformato e multiplataforma

,