Harmonização

Estes são os melhores vinhos para acompanhar Paella

Que vinhos são mais adequados para acompanhar esta antiquíssima tradição espanhola? Depende. Descubra como escolher os melhores vinhos para acompanhar Paella.

Atualizado a 26/08/2022

A tradição de cozinhar arroz em largos recipientes de metal que chega da vizinha Espanha tem cada vez mais aficionados. E a questão na hora de servir é: que vinho escolher para acompanhar a refeição?

Que vinho acompanham a Paella?

Alguns têm na paella valenciana um prato predileto, seja pela crosta estaladiça que se forma no fundo, pelo colorido dos vegetais ou pelo aroma mágico do açafrão. Para outros, a “verdadeira” Paella é vegetariana. E há ainda as de marisco ou negra. 

Da receita que faz parte da história resta sobretudo uma ideia e a base, quase sempre confecionada com arroz bomba, a que se somam inúmeras versões mais ou menos comuns.

Paella negra

A paella negra com a sua cor profunda e misteriosa que esconde algum marisco e vem por vezes com um pouco de aioli, um molho de maionese com alho que contrasta em cor e sabor no prato. No copo, necessitam-se aromas mais pronunciados e algum doce para harmonizar. Sugere-se um Moscatel Roxo Rosé para a mais bonita das paletas de cor à mesa e um conjunto de aromas muito especial.

Paella de carne

Se à carne (de frango, coelho ou porco) se juntam leguminosas como feijão, legumes como o feijão verde ou ainda enchidos e uma base de tomate e pimentos, o resultado pede um vinho à altura. Um tinto jovem e frutado, por exemplo um vinho alentejano da casta Aragonês, para equilibrar os sabores fortes e trazer frescura; ou um branco com mais corpo, como um Verdelho açoriano, capaz de ombrear com o prato.

Paella de marisco

Já a paella de marisco (com lulas, camarão e amêijoas) é normalmente mais suave e terá num rosé com boa acidez a melhor das companhias, podendo também optar-se por um espumante meio-seco que faça realçar os seus sabores mais delicados.

Mas qualquer que seja a forma de confeção, a paella oferece aos amantes dos pratos de arroz texturas muito particulares e combinações de ingredientes por vezes surpreendentes. O melhor vinho para acompanhar será aquele que melhor dialoga com o tipo de Paella escolhida.

O que torna a Paella tão apreciada?

A Paella é um prato muito versátil. Tem na sua base o arroz, mas a partir daí é a imaginação que comanda. Claro que este prato só é verdadeiramente apreciado quando acompanhado da melhor escolha de vinho. No Continente temos uma vasta oferta de vinho para poder acompanhar com este prato delicioso. Venha descobrir mais numa loja perto de si.