Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Blog

Receita: Geleia de vinho

| Gourmets Amadores

05-05-2017 18:05

A garrafa aberta que fica para trás com um pouco de vinho acaba frequentemente esquecida e o precioso líquido desperdiçado. Nada que uns minutos de atenção e um pouco de imaginação não resolvam. Da próxima vez que sobrar vinho, faça geleia e sirva como parte de uma tábua de queijos ou em bolachas salgadas, como aperitivo. Inusitada e deliciosa, a geleia de vinho há-de impressionar pela originalidade e suscitar mistério em torno da sua composição. Mal saberão os seus convidados que resulta de um aproveitamento e se fez num piscar de olhos. 

Vinhos com aromas frutados e florais dão excelentes resultados mas qualquer vinho pode ser utilizado, mesmo os mais minerais ou até os licorosos. Combine uma geleia de vinho branco com queijos de pasta mole e tostas estaladiças, deixe a geleia de vinho tinto acompanhar um queijo azul ou faça um brilharete com uma geleia de rosé sobre fatias de brie ou camembert. Se o doce tem lugar cativo no coração dos gulosos, guarde a geleia de Porto para a cobertura de um cheesecake ou pincele as queijadas de requeijão com a geleia de vinho Madeira para surpreender os mais incautos. Convide todos a descobrir o ingrediente secreto e a quem acertar ofereça o melhor dos prémios: a receita! 

---

Geleia de vinho
(faz 2 frascos)


Ingredientes
375 ml de vinho

325 g de açúcar para compotas (com pectina)

1 colher (sopa) de sumo de limão
¼colher (café) de manteiga (para evitar a espuma)

Coloque metade do vinho num tacho e leve a lume médio. Ferva 5 a 10 minutes, até reduzir para metade do volume. Junte o restante vinho e os outros ingredientes. Mexa constantemente durante 1 minuto enquanto a mistura ferve em lume forte e o açúcar dissolve completamente. Transfira a geleia para os frascos esterilizados, deixe arrefecer, tape e guarde no frigorífico por 12 a 24 horas até usar. A geleia deve ser consumida até um mês e mantida refrigerada.

Anote: A receita pode ser duplicada se quiser usar uma garrafa inteira de vinho (750 ml).

,