--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

A cor das vinhas em setembro

| Comer, Beber e Lazer

22-09-2017 17:09

A cor das vinhas em setembro não é igual à cor das vinhas nos restantes meses do ano. Para além das tonalidades mais final de verão e com o outono a bater à porta, a vinha enche-se de vida com o momento para o qual todos quantos nela trabalham ao longo do ano anseiam. A Vindima é o chegar praticamente ao final de uma longa viagem de comboio, com muitas paragens e apeadeiros, repleta de histórias para contar, de tropelias, de acidentes e de momentos de alegria. É o momento de colher a uva, de lhe ver ao cor, de lhe sentir o cheiro e de provar a sua doçura.

O Nosso Portugal é pequeno em tamanho, mas a magia das vindimas acontece por todo o País, de norte a sul e nas Ilhas. Todo o País brilha nesta altura do ano. À vinha juntam-se as pessoas. Não só aquelas que habitualmente as trabalham e lhes dão carinho, mas todas aquelas que querem fazer parte da festa. Não há idades, há quem participe desde criança até à idade em que as rugas são caminhos traçados para o suor dos dias. Não há diferença entre rico e pobre, entre o senhor doutor e o carpinteiro, na festa da vindima todos somos iguais, todos sorriem, cantam, limpam o suor, todos se sentem cansados e estranhamente reconfortados no final de um dia de trabalho árduo.

A cor das vinhas em setembro não é igual à cor das vinhas nos restantes meses do ano. É feita de vermelhos e verdes, sarapintadas de amarelos e dourados, preenchidos de gargalhadas e de sorrisos. É um momento e uma experiência inesquecíveis.

Hoje em dia é possível encontrar, com alguma facilidade, diversas e diferentes propostas para se viver as vindimas em produtores de norte a sul do País. Existem já empresas de turismo totalmente dedicadas a este tipo de experiência sazonal ou num contacto directo com os produtores de certo se irão abrir as portas para um dia para mais tarde recordar.

Participe numa vindima e quando estiver a pisar a uva colhida peça um copo cheio de vinho e faça um Tchim, Tchim sonoro as todos quantos participam nesta festa.

,