--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

6 cocktails de vinho do Porto

| Gourmets Amadores

31-03-2017 20:03

Esquecidas em armários ou guardadas apenas para celebrações especiais, as garrafas de vinho do Porto merecem fazer parte do dia-a-dia de cada um, num brinde ao quotidiano. Neste vinho carregado de história escreve-se um presente que tem de estar mais próximo também de outras formas de consumo e novos hábitos. Fazendo dos dias mais luminosos pretexto para experimentar um Porto Tónico ao final do dia ou para receber os amigos fica uma mão-cheia de sugestões para experimentar este cocktail.

A combinação perfeita de guarnição deve procurar acentuar ou contrastar os sabores inerentes ao vinho escolhido, que pode ser estilo Ruby, Tawny, Branco ou Rosé. As possibilidades infinitas de um casamento bem sucedido de sabores e aromas com frutos, especiarias, ervas aromáticas ou flores comestíveis são promessa de copos bonitos e um novo olhar sobre o vinho do Porto.

A receita base para um copo sugere uma proporção de 1 parte de vinho do Porto para 2 partes de água tónica, com 2-3 cubos de gelo (feitos com água filtrada ou mineral). Escolha um copo que usaria para um vinho tinto, coloque o gelo delicadamente e adicione a guarnição pretendida. Verta 60-80 ml de vinho do Porto frio e 120-160 ml de água tónica gelada. Sirva de imediato.


1 - Ruby, Laranja e Canela

2 rodelas de laranja, com casca
1 pau de canela

2 - Ruby, Morangos e Tomilho

2-3 morangos, em fatias
2 hastes de tomilho fresco

3 - Branco, Manjericão e Limão

3 folhas de manjericão
1 casca de limão grande, acabada de cortar

4 - Branco, Gengibre e Cravinho

1 fatia de 0,5 cm de gengibre
2 cravinhos
(espete os cravinhos no gengibre)

5 - Rosé, Framboesa e Hortelã

5 framboesas
3 folhas de hortelã

6 - Rosé, Anis estrelado e Amora

1 estrela de anis
3 amoras


Partindo de três escolhas de vinho do Porto, sugere-se duas combinações para cada um, a primeira de maior harmonia, a segunda mais contrastante. As possibilidades são infinitas e depois de ganhar confiança, difícil será parar de experimentar novas receitas!

,