--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Receita: Brownies de vinho tinto

| Gourmets Amadores

04-10-2017 16:10

Da vontade de quem não vive sem vinho e é viciado em chocolate nasce um casamento improvável, sem a benção do escanção. Estes brownies de vinho tinto fazem as delícias dos mais gulosos e juntam na mesma dentada o melhor do mundo: doce que baste, textura sedosa e um leve travo ao tinto que lhes dá nome. São guloseima para crescidos e a sobremesa perfeita para uma celebração, amizade partilhada em pequenos quadrados acompanhados talvez de um cálice de Porto.

Para esta receita pode usar-se qualquer vinho tinto, aconselhando-se a escolha de um vinho simples, preferencialmente frutado. As passas, que não são consensuais, podem ficar de fora mas acrescentam pequenos pontos de sabor mais intenso à massa e são (muito) recomendadas. A qualidade do chocolate e do cacau utilizados é muito importante para o resultado final, quer na cor quer no sabor, dos brownies, que nunca deve deixar cozer em demasia. Boa degustação!

--

Brownies de vinho tinto

100 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
100 g chocolate (70% cacau), picado
2 ovos grandes, à temperatura ambiente
250 g açúcar amarelo
75 g cacau em pó
50 g farinha de trigo
1/2 colher (café) de fermento em pó
60 ml vinho tinto
50 g passas de uva (opcional)

Se usar as passas, demolhe-as no vinho tinto no mínimo 2 horas à temperatura ambiente (ou de um dia para o outro no frigorífico).

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma quadrada (20x20 cm) com papel vegetal.

Escorra as passas e reserve o vinho tinto. Derreta a manteiga com o chocolate picado no microondas (40-50 segundos) e mexa até obter uma mistura homogénea. Adicione um ovo de cada vez, batendo entre ambos (use uma batedeira eléctrica). Junte o açúcar, sem deixar de bater. Em seguida, acrescente o vinho tinto devagar e continue a bater. Noutra tigela peneire a farinha, o cacau e o fermento em pó. Envolva na massa, sem bater demasiado. Junte as passas, se usar. Deite na forma preparada e leve ao forno 20-25 minutos, até estar cozido. Deixe arrefecer completamente e corte em quadrados.

,