--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Algarve também tem vinho

| Teresa Gomes

01-08-2019 12:08

O destino para as férias de Verão de muitos Portugueses é o Algarve. Praias a perder de vista, água do mar a uma temperatura convidativa, oferta abundante de marisco e peixe frescos em restaurantes, vida nocturna bem animada. E vinho? O Algarve faz vinho? Podemos também este Verão, fazer Enoturismo? Sim, é a resposta a todas as perguntas.

Ora vamos lá. Demarcada como região em 1980 a produção de vinho nesta parte de Portugal, com forte influência Árabe perde-se no tempo e muito provavelmente os Romanos tiveram a sua cota parte de culpa nisto tudo. Já no seculo XIII o nosso rei Dom Afonso III menciona os vinhos de Tavira em registos escritos, como tendo uma qualidade de destaque.

A proximidade ao mar, as longas horas de sol, muito pouca chuva, caracterizam os vinhos feitos na região, sejam eles Brancos, Rosés, Tintos ou Licorosos. Protegida dos ventos frios do norte, pelas serras do Caldeirão e Monchique, toda a região vinhateira do Algarve é notoriamente ensolarada o que acelera a maturação das uvas, oferecendo vinhos de qualidade.

No Algarve existem por isso quatro Denominações de Origem (DOC), sendo elas Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira, embora a maior parte do vinho seja comercializado sob a designação de Indicação Geográfica (IG) ou Regional. As castas tradicionais são a Arinto, Malvasia Fina, Síria (brancas) e Castelão e Negra Mole (tintas). Mas vai encontrar facilmente nos vinhos Algarvios outras castas como a Chardonnay e Verdelho (brancas) e Touriga Nacional e a Syrah (tintas). Tal como os habitantes da região, uma saudável mistura de Portugueses e estrangeiros residentes.

A região conta com cerca de 40 Produtores e muitos deles têm as portas abertas ao enoturistas. Se preferir ficar em casa ou levar para o picnic este verão, um bom vinho Algarvio, vai encontrar nas lojas alguma oferta. O Talabira Premium é um vinho tinto feito a partir de Touriga Nacional e Syrah e tem cinco meses de estágio em barricas de carvalho. Vencedor de uma medalha de prata no XII edição do Concurso de Vinhos do Algarve que ocorreu em junho passado. Outra sugestão que lhe deixo, é o vinho Villa Alvor Colheita tinto. Maior complexidade no lote de uvas - Touriga Nacional, Syrah, Aragonês e Trincadeira. Mas muito mais delicado e aveludado na boca devido ao clima mais fresco de Alvor.

Nunca é demais desejar-lhe boas férias, com bons vinhos!

,