--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Um prato, uma casta: Leitão da Bairrada + Baga

| Gourmets Amadores

31-08-2018 00:08

Na região onde se planta a especial casta Baga, Bairrada é sinónimo de Espumante. Já na ementa é incontornável o afamado leitão, confecionado de modo a oferecer uma pele estaladiça e servido com o característico molho de pimenta. Diz-se que a história reúne a sabedoria de múltiplas gerações e o que cresce e se desenvolve em conjunto, pode e deve chegar à mesa para ser consumido em harmonia. Não é de estranhar que uma das virtudes de um copo de espumante seja a de combinar bem com o leitão, elevando este prato à categoria de iguaria, permitindo apreciar todos os seus sabores e texturas.

De alma grande e aroma particular, a Baga é uma casta tinta de uvas pequenas e cor profunda que dão corpo a vinhos tintos, rosados e ao muito português espumante. Não sendo exclusiva da Bairrada é lá que ganha o estatuto único que lhe é reconhecido e do qual resultam vinhos que, amados ou detestados, nunca provocam indiferença. Deixemos para outro dia os vinhos tranquilos e consagremos o espumante na sua relação com o prato que chega acompanhado de batata cozida e laranja às rodelas e consagra o leitão como assinatura da mesa bairradina.

Se o leitão deve ser servido morno, sem sobrepor os pedaços para manter crocante a pele, os espumantes varietais feitos com esta casta tendem a trazer a fruta negra ao copo, taninos vincados e uma acidez presente que é bem-vinda.

Combinação menos comum que o espumante branco, na próxima passagem pela Bairrada explore o maravilhoso mundo da Baga quando pedir a sua dose deste manjar dos deuses, mesmo que seja apenas uma sandes!

,