Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

A cor do vinho impera em setembro

| Comer, Beber e Lazer

17-09-2018 00:09

Em setembro não são só as aulas que estão de regresso. As vinhas enchem-se de gente, as adegas e lagares ganham nova vida, as cancioneiro tradicional volta a ser ouvido e a cor das uvas destaca-se do verde da folhagem da videira. É ter de regresso todo o frenesim das Vindimas.

A tradição do vinho está bastante enraizada na cultura e tradição portuguesas sendo o mês de setembro aquele que mais depressa aliamos à apanha da uva e de todo o processo até à produção deste néctar dos deuses.

Antigamente era tarefa árdua do campo, participavam desde os mais novos aos mais idosos e tanto homens como mulheres, embora fossem vedados certos passos do processo do vinho à mulher. Apesar da alegria com que nos chegam as imagens e cores desse tempo, o facto é que não seriam tempos fáceis.

Aos dias de hoje, a tarefa continua a ser árdua, embora com algumas facilidades devidas ao avanço tecnológico, este continua a ser a época de mais trabalho na vida do produtor de vinho.

No entanto, e tratando-se de uma festa, todos queremos participar e hoje em dia as ofertas de programas turísticos para viver e experiência da época das vindimas correm de norte a sul do País e em todas as regiões vitivinícolas. É deixar-se levar pelo espírito do vinho e abraçar programas tão variados que podem incluir desde apanha, pisa, prova de vinhos, repastos regionais, criar o próprio vinho... enfim, um sem número de opções para agradar gregos e troianos.

A cor do vinho impera neste mês e há que aproveitar da melhor forma.

,