--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinhos Vegan

| Comer, Beber e Lazer

25-10-2018 22:10

Se há uns anos atrás praticamente não se ouvia falar no estilo de vida Vegan, hoje a verdade é que é impossível fugir do conceito mesmo. Em todo o mundo, e em Portugal também com cada vez mais adeptos, o ser Vegan, alguém que exclui da sua vida alimentar e não só tudo aquilo que seja proveniente de uma possível exploração da vida animal, é cada vez mais uma opção e uma forma.

Sem dúvidas que o mais habitual é associar, sempre que ouvimos falar em Vegan, que se associe de imediato à alimentação, será por aqui que mais o conhecemos. Mais não seja pela quantidade de oferta especializada neste segmento. São os restaurantes Vegan, as feiras Vegan, os Blogs para Vegans, os alimentos para Vegan e outras tantas opções que seria impossível estar aqui a enumerá-las todas.

No plano dos vinhos também se começa agora a ouvir falar de opção Vegan. Na produção de um vinho,  um dos passos no processo de vinificação de um vinho é o da clarificação (basicamente consiste na separação do mosto das partículas sólidas que ainda persistem a fim de clarificar/filtrar o líquido), onde normalmente recorre-se, por exemplo, à adição de gelatinas de origem animal à cola de peixe ou à clara de ovo para que este processo ocorra mais rapidamente. 

Nos vinhos Vegan, que também passam por este processo, utilizam-se apenas elementos alternativos, de origem mineral e/ou vegetal. Desta forma, não recorrendo a quaisquer ingredientes de origem animal ou derivados, o compromisso para com o consumidor de vinho Vegan é total.

Já existem alguns produtores em Portugal com este tipo de vinho basta procurar pelo  símbolo Vegan autenticado pela Vegan Society nos contra rótulos e/ou contra-rótulos dos vinhos.

,